Dicas – Radiocomunicação

Matéria publicada na edição 02 | Março 2005 – ver na edição online

Eficiência e rapidez na comunicação interna

Existe solução para agilizar a comunicação entre os funcionários dentro da escola. São os radiocomunicadores, também conhecidos como rádios HT, que se comunicam entre si em sistema de conferência sem necessidade de discagem. Para o uso em escolas, são aconselhados os equipamentos profissionais, vendidos individualmente e alimentados com baterias recarregáveis. Já os rádios domésticos são vendidos em pares, alimentados a pilha e não resistem tão bem ao uso diário.
A grande vantagem em optar pela radiocomunicação é o aumento da produtividade dos funcionários e o ganho de tempo obtido. Através do rádio, é possível encontrar a pessoa no ponto em que ela estiver, sem necessidade de deslocamento. Além disso, os equipamentos são utilizados para o monitoramento da segurança do prédio. Vale lembrar que esse tipo de comunicação não gera nenhum pagamento de tarifa.
Mesmo os equipamentos profissionais mais simples permitem a comunicação em espaços abertos e fechados, num raio de até três quilômetros. Em média, eles funcionam bem em edifícios de até 20 andares. Mas, segundo Willyans Cordeiro Cavalcanti, gerente técnico de uma empresa de telecomunicações, eles podem atender prédios de até 40 andares. Fatores como a topografia local e a qualidade do equipamento interferem no raio de ação dos rádios.
Se a intenção é não fazer um grande investimento nos radiocomunicadores, há a opção de locação dos equipamentos. “Com a locação, a escola não terá custo de assistência técnica”, explica Willyans. Se for necessário trocar a bateria ou consertar a chave de volume, por exemplo, esse custo está incluído no contrato de locação. Além disso, os equipamentos são substituídos quando há o lançamento de um modelo mais moderno. Seja qual for a modalidade escolhida, compra ou locação, é indicado procurar os serviços de empresas especializadas, que trabalhem com marcas conceituadas de rádios. É uma garantia para a escola de que, quando houver necessidade de assistência técnica, as peças sejam encontradas.