Dica – Auditórios

Matéria publicada na edição 20 | setembro 2006 – ver na edição online

Espaços essenciais

Tecnologia e conforto fazem dos auditórios espaços privilegiados dentro das escolas, também chamados de salas multimídia em algumas instituições. Equipamentos de projeção, como telões e projetores multimídia, funcionam como um importante recurso pedagógico para os professores em atividades com os alunos, além de ferramenta indispensável para reuniões de pais, palestras ou treinamento de funcionários.

Mesmo colégios com instalações antigas estão se adequando a essas novas necessidades. É o caso do Colégio Salesiano Santa Teresinha, instituição com 70 anos de história, localizada no bairro de Santana, em São Paulo. Em 1998, o colégio construiu o Centro Cultural Dom Bosco, espaço que abriga o Teatro Dom Bosco, os Auditórios Domingos Sávio e Auxiliadora, além de uma sala de dança e outra de ginástica olímpica. Para o Padre Maurício Tadeu Miranda, diretor do colégio, oferecer ambientes modernos e confortáveis à comunidade escolar explicita, ainda mais, o compromisso da instituição com a educação de qualidade. “O Colégio Salesiano Santa Teresinha visa à educação integral de seus alunos. Sabemos que as atividades artísticas e culturais contribuem, de forma decisiva, no processo educativo”, declara.

O Teatro Dom Bosco conta com 1450 lugares e é considerado um dos maiores teatros da América Latina construído dentro de uma escola. Tem ar condicionado, fosso de orquestra, palco giratório, camarotes e camarins, espaço para cadeirantes, 50 poltronas com dimensões maiores para obesos, mesa de som com 40 canais, dois telões laterais e um telão central de 14 metros, iluminação profissional com duas sancas, seis varas, ciclorama, monitoração em 10 vias, entre outros recursos. É utilizado para peças teatrais, shows musicais, celebrações religiosas, congressos, etc.

O Auditório Auxiliadora, com capacidade para 400 lugares, tem cadeiras móveis e um palco, o que possibilita a realização de uma série de atividades: aulas de teatro, música, dança, palestras, momentos de formação, etc. Já no Auditório Domingos Sávio, com 180 lugares, as cadeiras são fixas. O espaço é utilizado para palestras e exibição de filmes, por exemplo. Os dois auditórios têm projetor multimídia e equipamentos de áudio e vídeo, entre eles tape, CD, DVD, vídeo, microcomputador, microfones, além de ar condicionado. Como os ambientes foram construídos de forma planejada, todos os espaços têm tratamento acústico. A manutenção dos auditórios e do teatro é realizada por uma equipe do próprio colégio, exceto reparos específicos de alguns equipamentos eletrônicos.