Disputa por bolsas de estudos é acirrada entre alunos do Colégio Elvira Brandão

Escola adota critérios rigorosos que abrangem assiduidade, pontualidade, médias elevadas e interesse dos pais dos alunos pela escola

Anualmente são concedidas cerca de 35 bolsas para ensinos fundamental e médio

Está chegando a hora da verdade entre os alunos do Colégio Elvira Brandão pretendentes a bolsas de estudos para o próximo ano letivo. O resultado do concurso interno será conhecido nos próximos dias.

No total, a escola oferece cerca de 35 bolsas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e para o 1º e 2º do médio; os descontos vão de 10% a 50%. Para conceder o benefício o colégio considera uma série de exigências de caráter pedagógico, além do preenchimento de uma lista abrangente de pré-requisitos.

“Sempre que estamos perto da divulgação do resultado instala-se um clima de ansiedade e torcida entre os colegas”, revela Maria Ester Ceccantini, diretora pedagógica do Elvira Brandão. Ela deverá anunciar os nomes dos vencedores do concurso 2014 durante o mês de outubro.

Segundo a diretora, a avaliação começa no primeiro bimestre e se encerra no final do terceiro. São considerados aspectos como assiduidade – há exigência pela frequência em mais de 90% das aulas -, pontualidade, bom comportamento – o aluno não pode sofrer nenhuma advertência, ou estará automaticamente desclassificado -; interesse das famílias pelas atividades escolares e, claro, bom desempenho escolar, com média geral mínima situada entre 7 e 8,5 em todas as matérias.

Maria Ester esclarece ainda que entre os alunos habilitados as bolsas são concedidas por ordem decrescente de média geral. A definição do percentual de desconto se dá com base no desempenho geral do aluno considerando todos os critérios de avaliação.

Um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, o Elvira Brandão comemora 110 anos de atividades ininterruptas no mês de outubro próximo. Hoje mantido pelos empresários Camila Nardy Rocha e Fernando Caiuby, bisnetos da professora que lhe dá nome, o Elvira Brandão tem aproximadamente 1 mil alunos, mais de 100 professores e provê atendimento desde o berçário até o ensino médio.

O coro de parabéns pelos 110 anos coincide com o início do projeto Elvira Por Vir, cujo objetivo central é delinear uma estratégia de ação que assegure pelas próximas décadas a permanência do Elvira Brandão como uma referência de qualidade do ensino privado paulistano.

Ao longo de sua história, o Elvira Brandão abrigou nomes estrelados da cena brasileira, como os empresários Antônio Ermírio de Moraes – falecido no mês passado – e Roberto Setúbal (Itaú); os jornalistas Júlio de Mesquita Neto e Ruy Mesquita; o ator Paulo Autran e as atrizes Etty Fraser e Eva Wilma; o piloto Rubens Barrichello; o médico Raul Cutait e o atual vice-governador de São Paulo – também ministro do Governo Federal -, Guilherme Afif Domingos.