É hora de se reinventar

A evolução tecnológica projetada para daqui a 3 ou 5 anos chegou, não há mais como escapar!

O único meio de manter as famílias vinculadas à escola, é digital. O grande receio de muitas escolas, a quebra de paradigmas, o medo do novo, aconteceu de forma inesperada e abrupta.

De um dia para o outro, as escolas se deram conta que o tempo passou e que, muitas delas, perderam esse time. É, não tem mais como adiar, inevitavelmente você terá de olhar para o mundo contemporâneo e abrir as portas para a evolução.

Professor virou youtuber, editor de vídeos, com ou sem habilidade descobriu que consegue ir além. Fácil? Quem disse que seria? Mas a necessidade imposta ao momento não quer saber de suas limitações, e está aí para te mostrar que o mundo que tantos negaram e se esconderam, pode ser um grande aliado neste e nos bons momentos que ainda estão por vir.

As escolas estão se organizando como podem, com ou sem férias, descobrindo plataformas de ensino, de gestão de conteúdo, aplicativos educacionais… Nossa! Quanta coisa estava aí, à disposição, e que bom que tanta gente pensou à frente e desenvolveu soluções para o problema que ainda não existia.

Este é o momento de apagar incêndio. Remanejar aulas presenciais para online, descobrir outras linguagens e outras formas de fazer educação, utilizar ferramentas disponíveis. É uma oportunidade de descoberta para alunos, professores, gestão e toda a comunidade.

Mesmo que sua escola tenha optado por antecipar as férias, pense no retorno, pois essa situação pode se prolongar e as aulas se manterem suspensas após o período previsto.

Compartilhando aulas com as famílias, as escolas ficam mais vulneráveis, mas em contrapartida podem demonstrar seus pontos fortes, aquilo que fazem de melhor e, principalmente, promover o desenvolvimento de novas habilidades aos alunos.

Os estudantes e professores mais autônomos e criativos terão mais facilidade para aprender e utilizar as ferramentas, outros levarão um tempo maior para se apropriar das funcionalidades, de qualquer forma é uma grande oportunidade para aprender. O importante é estar aberto às opções e avaliar o máximo de soluções disponíveis, para a partir daí, tomar as melhores decisões.

Além da tecnologia, há de se pensar no quanto a escola está preparada e está fomentando em seus alunos habilidades e competências para o novo século. Os estudantes estão, em sua maioria, se adaptando muito bem ao novo cenário, claro que o ritmo muda mas eles não apresentam dificuldade em aprender de outras maneiras.

Sim, é possível, e este é um convite para você sair do casulo e pensar fora da caixa.

Costumo dizer que na vida, ou a gente ganha ou aprende!

É hora de aprender a se reinventar. Vamos juntos?!