fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Edição comemorativa do GEduc incentiva gestores a transformar a gestão de suas instituições de ensino

Era possível sentir a atmosfera comemorativa no Salão Nobre do hotel Maksoud Plaza, local onde foram realizados os três dias do GEduc 15 anos (29, 30 e 31 de março de 2017). Ao entrar no espaço destinado às primeiras apresentações, os congressistas se deparavam com grandes painéis atrás do palco estampados com a nova logomarca do evento, encontravam velhos amigos de edições passadas e procuravam seus lugares para tirarem o máximo de proveito da programação.

Logo após a composição da mesa de abertura e da execução do hino nacional, os participantes foram surpreendidos com uma apresentação do tipo “flash mob”: cantores líricos que estavam sentados na plateia, como se fossem congressistas comuns, se levantaram e cantaram famosas canções acompanhados das palmas do público. Um momento divertido e emocionante!

 

 

OS PONTOS ALTOS

Já é de praxe, na manhã do primeiro dia de evento, o GEduc apresentar um notório palestrante, para inspirar o público presente. Este ano, neste momento especial, contamos com a presença do famoso historiador Prof. Leandro Karnal. Popular nas redes sociais por expor suas ideias, o considerado maior palestrante do Brasil da atualidade expôs o tema “Transformando a gestão: estratégias para um novo tempo” e tocou os presentes por compartilhar tanto conhecimento e suas próprias experiências como educador.

 

Em seguida, a diretora geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, Profª Claudia Costin, alertou sobre a situação da educação no mundo e quais as tendências nos países que contam com os melhores índices educacionais, não deixando de traçar um paralelo com a realidade no Brasil, incluindo o novo ensino médio e todas as reformas presentes no ensino superior.

 

No segundo dia do evento, os destaques ficaram por conta dos grandes especialistas Prof. Dr. Joel de Souza Dutra, um dos palestrantes do X Fórum de Gestão de Pessoas, e o Dr. José Ernesto Bologna, que participou do II Fórum de Líderes Educacionais.

As grandes novidades deste tradicional congresso chegaram para ficar: o I Fórum de Cyber Security teve um tom de alerta e fez questão de orientar todos os presentes sobre os perigos do mundo cibernético dentro do segmento da educação. Já o I Fórum de Governança Corporativa advertiu aos congressistas, lembrando que as instituições de ensino são organismos vivos e que precisam ser constantemente reinventadas.

No terceiro e último dia desta edição, o VI Fórum de Inovação Acadêmica ostentou uma programação de brilhar os olhos. Representando organizações como Insper, ESPM, Kroton, Google, IBM e Microsoft, entre outras de grande renome, os palestrantes de altíssimo nível compartilharam as mais novas tendências e tecnologias do meio educacional. E a conhecida Jornada de Marketing Educacional não ficou para trás: com a presença de importantes nomes do meio, o recado que foi dado é que as Instituições de Ensino precisam consolidar sua marca, por meio de táticas de marketing inovadoras e diferenciadas, para que possam atrair e reter alunos neste período de crise.

O RECONHECIMENTO QUE BOAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS MERECEM

O sucesso de uma instituição de ensino só é possível com a soma de esforços de todos os departamentos e com a realização de práticas bem sucedidas em diversas frentes. Foi por este motivo que, em 2008, demos início ao PNGE – Prêmio Nacional de Gestão Educacional, e neste ano tivemos a honra de comemorar a sua 10ª edição.

O objetivo do PNGE é reconhecer os melhores cases e, desta forma, destacar as instituições vencedoras neste mercado tão competitivo, além de compartilhar os caminhos possíveis para se atingir ótimos resultados, inspirando outras organizações a colaborarem com a evolução da educação. E podemos dizer, sem dúvida alguma, que as instituições vencedoras do PNGE 2017 são excelentes exemplos a serem seguidos. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde do primeiro dia do evento e emocionou a todos os finalistas, que expuseram seus trabalhos na Sessão Pôster e também compartilharam todas as informações sobre os cases de sucesso premiados no V Colóquio de Práticas Bem Sucedidas em Gestão.

Abaixo, a relação de vencedores:

 

GESTÃO ACADÊMICA
Classificação Segmento Instituição Prática Vencedora
OURO Ensino Superior Grupo Unis Concurso Inova UNIS
PRATA PUC RS Service Learning – Método Exponencial³
BRONZE Universidade Braz Cubas Projeto Alfa
OURO Educação Básica Colégio Presbiteriano Mackenzie Programa de inclusão institucional
PRATA Colégio Marista Assunção Reestruturação Curricular
BRONZE Colégio Imperatriz Dona Leopoldina Avaliação Integrada no Curso Técnico em Agropecuária
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Classificação   Instituição Prática Vencedora
OURO Ensino Superior UNISA Programa de Saúde Global no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia/SP
PRATA Centro Universitário São Camilo Resultados de um projeto multiprofissional baseado no conceito 5Rs: sustentabilidade e qualidade de vida
BRONZE Unicatólica Centro Universitário Católica de Quixadá – Programa Superação
OURO Educação Básica Colégio CIMAN A solidariedade como ação educativa
PRATA Colégio Farroupilha Quando eu crescer: projetar o futuro como forma de superação
BRONZE Colégio Cermac Formando Valores: a atuação do psicólogo escolar na promoção do desenvolvimento das habilidades e competências sócioemocionais na primeira infância
GESTÃO ADMINISTRATIVA E DE COMUNICAÇÃO
Classificação Segmento Instituição Prática Vencedora
OURO Ensino Superior Centro Universitário Álvares Penteado Programa Classe de Primeira Classe (CPC), rumo à excelência!
PRATA Kroton Educacional Game Atenda e Vença: Inovação e melhores resultados através da gamificação
BRONZE Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde Gestão do Clima Organizacional
OURO Educação Básica Colégio Farroupilha Planejamento Estratégico Farroupilha
PRATA Colégio Martha Falcão Projeto Identidade Visual como Elemento Poético e Pedagógico

 

As práticas de sucesso inscritas no PNGE são analisadas por membros de uma Comissão Avaliadora formada por especialistas em educação e alguns presidentes de entidades de classe correalizadoras do prêmio (ABMES, FENEP, ANACEU, ANEC, ABRAFI e CONFENEN). Para conhecer os membros da comissão e ler os trabalhos premiados na integra, acesse www.humus.com.br/pnge.

 

PROGRAME-SE PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO!

O GEduc 2018 já está com data marcada! Será realizado nos dias 21, 22 e 23 de março de 2018, em São Paulo/SP.

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!