fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Editora lança coleção de Arte e Cultura Indígenas centrada na formação humana integral

“Acreditamos que o conhecimento da história, da simbologia e do sistema de valores das sociedades indígenas não é apenas necessário para a defesa dos direitos dessa população, mas é também fundamental”, defende Débora Hack, gerente de conteúdo e formação da BEĨ Educação

Segundo dados do Censo IBGE, existem no Brasil, aproximadamente, 897 mil indígenas, que compõem 305 etnias e falam 274 línguas, ou seja, uma diversidade expressiva. Porém, a maioria das populações indígenas não falam seus idiomas originários, dado que reflete os impactos da colonização, eurocentrismo e o apagamento das diversidades culturais e linguísticas.

Com o propósito de resgatar o histórico valioso das populações indígenas e disseminar as suas culturas, a BEĨ Educação, que desenvolve materiais didáticos para itinerários, eletivas e projetos complementares, apresenta durante a Bett Brasil 2022 sua nova coleção de Arte e Cultura Indígena, centrada na formação humana integral para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, contemplando material didático, recursos digitais e capacitação de docentes.

O interesse pela temática surgiu há quase duas décadas, após um contato propiciado por um projeto editorial, quando a BEĨ Editora deu início a uma coleção de bancos indígenas que, com o passar do tempo, ganhou corpo, sendo documentada em livro e exposta dentro e fora do Brasil. O que era apenas um encantamento estético transformou-se em um mergulho na arte originária. O interesse suscitado pelas peças, por sua qualidade artística e simbologia, era nítido – mas também evidenciava a distância que separa os brasileiros urbanos dos povos originários do país.

Dessa forma, a nova coleção da BEĨ Educação prestigia justamente essa iniciativa, aliada a uma metodologia estruturada por projetos, que estimula o protagonismo do estudante para a consolidação do aprendizado. “Acreditamos que o conhecimento da história, da simbologia e do sistema de valores das sociedades indígenas não é apenas necessário para a defesa dos direitos dessa população, mas é também fundamental – embora sua presença em nosso cotidiano pareça distante – para a construção da identidade brasileira, de indígenas e não indígenas”, defende Débora Hack, gerente de conteúdo e formação da BEĨ Educação.

Outro destaque apresentado no estande é uma coleção alinhada à educação financeira. A situação da inadimplência no Brasil tem sido uma constante nos últimos anos, de forma que, em 2021, atingiu mais de 70% das famílias, segundo um estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Preparar as próximas gerações para gerenciar melhor os recursos financeiros, por meio de aulas de matemática que façam sentido na vida dos estudantes, cria um terreno mais fértil para cidadãos que saibam manejar bem suas próprias finanças.

“A educação financeira contribui para essa mudança de cenário à medida que há uma tomada de consciência sobre um determinado comportamento por meio de reflexões sobre aspectos financeiros da rotina do estudante. Desta forma, a mentalidade muda frente a autogestão financeira, podendo até afetar as famílias e a comunidade a qual este estudante está inserido”, afirma Hack. Os temas são desenvolvidos por meio de projetos educacionais baseados em experiências transformadoras que trabalham a cidadania, a identidade, as potencialidades, os conhecimentos, os valores e os sonhos dos estudantes. Apresentada durante o evento, a série Aprendendo a lidar com dinheiro aborda a educação financeira com ênfase na Matemática, formação socioemocional e projeto de vida. A coleção, alinhada à BNCC, atende aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.

BETT BRASIL 2022
Data: 10 a 13 de maio de 2022
Horário: das 9 às 19 horas
Local/Endereço: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP)
Site Oficialhttps://brasil.bettshow.com/home

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados