Matéria publicada na edição 14 | março 2006 – ver na edição online

Caro leitor,

As preocupações do gestor escolar são inúmeras. Ele deve estar atento às instalações prediais, cuidando para que elas ofereçam conforto a alunos e professores sem onerar demais o orçamento do colégio. O diretor precisa ainda checar constantemente opções para atualizar a parte pedagógica, tornando as aulas modernas e atrativas. Enfim, do administrativo ao pedagógico, a escola não pára. Nesta edição de Revista Direcional Escolas Catálogo, diretores escolares encontrarão inúmeras sugestões para equipar e dotar sua escola com o que há de mais atual, tanto em equipamentos como em recursos pedagógicos.
Nas seções Dicas, é possível conhecer um pouco mais as aulas de robótica, que fazem com que crianças e adolescentes utilizem a tecnologia na prática. Há escolas colocando a robótica em sua grade curricular. Mas, se o colégio preferir, é possível também terceirizar essa atividade a empresas especializadas. A escola também não pode ficar de fora quando o assunto é racionalização do consumo de água. Nas Dicas de economia de água, saiba como tornar mais econômicas as instalações hidráulicas da escola. Tratamento acústico é outra questão importante quando se trata de garantir o bem-estar e a aprendizagem dos alunos. É comum que as salas de aula sofram interferência de ruídos do exterior do edifício, ou mesmo de outros ambientes da escola, como o pátio e a quadra. Leia na seção Dicas que há diversas maneiras de melhorar a qualidade acústica de um ambiente. Uma tendência entre as escolas é a terceirização das aulas de inglês. No Fique de Olho, veja os riscos e as vantagens desse tipo de ensino.
Além das reportagens, na Revista Direcional Escolas Catálogo você encontra anunciantes dos mais diversos segmentos, de acampamentos a agendas até projetores, quadras esportivas, ferramentas e equipamentos para limpeza, entre muitos outros.

Boa leitura e nos encontramos no próximo mês!

Os Editores