Edmodo & SchoolTube: novos aplicativos para a diversificação das estratégias de aula

Dentre as inúmeras barreiras à inovação no ensino estão os materiais e os suportes didáticos utilizados pelas escolas. Basicamente, eles se dividem em duas categorias: apostilas e livros didáticos. Já passou da hora deste ensino de massa ser colocado em questão, pois precisamos desenvolver abordagens diferenciadas, capazes de atender não apenas aos diversos estilos de aprendizagem apresentados pelos alunos, mas também de articular um fluxo de informações cada vez mais complexo.

A entrada dos aplicativos na prática da educação representa a melhor oportunidade surgida até agora para que este cenário comece a mudar. Novas soluções tecnológicas estarão cada vez mais disponíveis às escolas interessadas em oferecer aos seus alunos uma experiência personalizada e dinâmica de ensino.

Dentre os pioneiros nesse processo, encontramos o Edmodo, a rede social dos educadores. Atualmente em fase de teste para alguns educadores, em breve toda a comunidade educacional terá acesso à Edmodo App Store. Através dela, professores poderão criar e disponibilizar aplicativos em correspondência com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes. Para as escolas, se abrirá uma nova perspectiva para elaborar estratégias mais inteligentes de integração da tecnologia na escola.

Repare! Estamos falamos em integrar a tecnologia na escola. Trata-se de algo bem diverso do que usar uma ferramenta de Ensino a Distância (EAD). Toco nesse ponto, pois alguns professores estão associando o Edmodo a uma ferramenta EAD, sem ao menos terem explorado a rede. Nesse sentido, vale realçar que o Edmodo permite ao professor combinar aulas presenciais com abordagens em um ambiente colaborativo online. O professor pode, dessa forma, diversificar suas estratégias, valorizar sua presença junto aos alunos e otimizar seu tempo, tornando-o mais produtivo através de feedbacks mais eficientes. Enfim, todo o processo é articulado pela transferência endereçada ao professor.

Outro recurso que em breve estará disponível para todos os educadores será o aplicativo do SchoolTube. O SchoolTube é um serviço de gerenciamento de vídeo que, tal como o Edmodo, prima pela privacidade e pela segurança da comunidade escolar. Por conta disso, a abertura de uma conta no site é um processo um tanto rigoroso. Feita a página da escola, os professores podem dispor de canais próprios, e os alunos podem submeter vídeos à aprovação dos professores moderadores. Um aspecto interessante: a maioria dos vídeos postados no SchoolTube são produções de estudantes. É um aspecto notável, pois, de fato, há que se deslocar o aluno da posição de consumidor passivo de mídia, para criador de conteúdos. Além disso, é interessante explorar o SchoolTube como ferramenta de relações públicas, como recurso para divulgar realizações da escola, e também como um arquivo de eventos da escola.

Em breve voltaremos com mais informações sobre aplicativos.

Por Rodrigo Abrantes da Silva*

rodrigo-abrantes*Rodrigo Abrantes da Silva é historiador e professor. Especializou-se em História Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e atuou como pesquisador do Projeto Análise e do Núcleo de Pesquisas de Psicanálise e Educação (NUPPE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Edita ainda o blog www.aulaplugada.com.

Mais informações:  [email protected]