Educação, cultura e reconhecimento: Desafios às políticas contemporâneas

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Roberto Rafael Dias da Silva e Dirceu Benincá (Organizadores)

Os textos que integram este livro delineiam estratégias analíticas a fim de descrever, caracterizar e interpretar os contornos contemporâneos das relações entre educação, cultura e reconhecimento, com ênfase na preocupação com os fenômenos da escolarização brasileira.

Constituída por uma coletânea de artigos – elaborados por pesquisadores reconhecidos e profissionalmente situados em diversas regiões do Brasil –, a obra manifesta preocupação em focalizar diferentes contextos e, através de variadas noções teóricas e metodológicas, compõe um panorama expressivo desse debate.

Hoje, a agenda das políticas de escolarização tem traduzido um conjunto de novas temáticas, ampliando-se e estendendo-se por novos campos de ação, reverberando em documentos institucionais, antes não conformadores de interesse político em educação, tais como: questão étnico-racial; educação indígena, educação de campo, educação inclusiva a pessoas com deficiência, educação ambiental, educação de jovens, adultos e idosos; educação de crianças e adolescentes em situações de risco, dentre outras coisas.

Este livro apresenta esses elementos contemporâneos do debate sobre as relações entre educação e cultura, com uma abordagem que privilegia os aspectos políticos da discussão, com ênfase na ideia de reconhecimento e de respeito às diversidades culturais. Destaca-se como seu diferencial, em primeiro lugar, a inserção regional dos pesquisadores participantes da obra, não se circunscrevendo a um Estado ou região do país. Constitui-se, portanto, de uma publicação acadêmica coletiva, de caráter multidisciplinar, com diversas construções teóricas e metodológicas.

Em suma, o livro pretende produzir um mosaico de reflexões em torno de novos temas relevantes às políticas brasileiras de escolarização na atualidade. Daí a importância de elaborar diagnósticos sobre estas realidades e abordá-las em perspectiva crítica, contribuindo para o processo de construção de políticas democráticas.

1ª edição (2015)

Páginas: 200 páginas