Guia para Gestores de Escolas

Educação e Inovação: Colégio de SP ganha viagem de intercâmbio internacional

A 1ª edição da campanha "Melhores Escolas, Melhores Projetos", proposto pela Eloin – Educação pela Experimentação – recebeu diversas inscrições de colégios que desenvolvem projetos inovadores e significativos em suas instituições

Por Rafael Pinheiro

A educação carrega, em seu interior, uma multiplicidade singular de experiências, desenvolvimentos, sensações, conexões (físicas, psíquicas e sociais), além de um processo denso que atravessa – e que também compõe – longos anos de estudos e experimentações desde o ensino infantil até o término do ensino. Dessa forma, pensando a educação como uma formação integral, bem como um agente transformador de cada estudante, localizamos ações significativas no âmbito escolar da atualidade.

Equipe Eloin durante cerimônia de entrega do prêmio da campanha

Com uma trajetória de 18 anos de trabalho em prol da construção do conhecimento, proporcionando soluções educativas e abordando temas relevantes como inspiração, a Eloin – Educação pela Experimentaçãodesenvolveu, com o intuito de comemorar esses anos de trabalho, uma campanha intitulada “Melhores Escolas, Melhores Projetos” – campanha que teve como propósito o “reconhecimento do espírito inovador e do pensamento “fora da caixinha” nas escolas.

Assim, o objetivo dessa campanha foi “estimular nossos clientes ao processo criativo, ampliando suas potencialidades e incentivando o desenvolvimento de projetos por meio da experimentação”, conta Elisabete da Cruz, escritora, pedagoga e diretora pedagógica da Eloin. Com um total de 58 inscrições de escolas de São Paulo e da Grande SP enviadas ao longo de 2018, os critérios de seleção dos projetos obedeceram algumas características, como inovação e propostas pedagógicas diferenciadas.

Elisabete da Cruz, escritora, pedagoga e diretora pedagógica da Eloin

“A pertinência dos projetos inscritos deu-se devido a adequação ao público correspondente, caráter inovador e a identificação de prática pedagógica diferenciada, bem como sua qualidade no desdobramento das atividades para o melhor aproveitamento e aprendizagem dos alunos”, explica Elisabete.

A banca de seleção, composta por profissionais multidisciplinares envolvidos no processo de educação transformadora de diferentes áreas do conhecimento, e 3 especialistas para garantir o voto de desempate, o projeto vencedor foi o “Luz e Som”, do colégio Maple Bear unidade Santana.

“A Maple Bear Santana tem uma relação de longa data com a Eloin, uma parceria de muito sucesso sempre! A oportunidade de participar dessa campanha só nos trouxe ainda mais a certeza de que trabalhamos com uma empresa séria, com valores educacionais muito fortes e com uma equipe incrível. Todos são muito envolvidos e comprometidos com cada projeto, tornando cada experiência inesquecível para os nossos alunos”, afirma Deborah de Castro Ferraz, diretora pedagógica do colégio.

A escola vencedora foi a Maple Bear Santana (SP)

Segundo a diretora, os pontos principais que guiaram a formulação do projeto vencedor foram: estudo, pesquisa e empenho para a realização, “mas o essencial é que ele seja significativo para os alunos. Esse é o ponto mais importante de um projeto vencedor, sabermos que ele impactou de alguma forma a vida dos alunos, trazendo conhecimento e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento deles”.

O colégio vencedor, localizado na região norte da capital paulista, realizará uma viagem de intercâmbio para Buenos Aires para conhecer escolas com propostas inovadoras de ensino com ida no dia 25/04 e retorno em 28/04. “Certamente essa campanha da Eloin traz inovação e transformação para a educação contemporânea, uma vez que propõe ao educador sair do senso comum e extrapolar as ideias em busca de um projeto que possa trazer as mais diferentes experiências aos alunos”, completa Deborah.

A primeira edição da campanha “Melhores Escolas, Melhores Projetos”, desenvolvida ao longo de 2018,  teve como patrocinadores a Direcional Escolas e a Costa Brazil Tours. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 18 de dezembro último na Casa Eloin (SP). A segunda edição ocorrerá este ano e, para saber mais, acesse: www.melhoresecolaseprojetos.com.br

Saiba mais
Eloin – Educação pela Experimentação
Rua Bom Sucesso, 1051
Tatuapé – São Paulo / SP
[email protected]
(11) 2941-7255
http://www.eloin.com.br/
https://www.melhoresescolaseprojetos.com.br/

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!