Educação em diálogo com as transformações sociais norteia Bett Brasil 2024

Considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, a edição deste ano contempla um espaço exclusivo para debates sobre educação pública, privilegia o protagonismo de professores/as e estudantes, e ressalta a necessidade de diálogos transversais

“A Bett Brasil é um momento de celebração de todas as iniciativas da educação pública e privada”, disse Claudia Valério durante a abertura oficial do evento. “E quando percebemos que conseguimos unir toda a comunidade – escolas, professores/as, educadores/as, gestores/as e todas as empresas de soluções educacionais, percebemos o quanto o nosso trabalho tem sentido”, continuou a diretora da Bett Brasil. Entre os dias 23 e 26 de abril, em novo local (agora no Expo Center Norte), são esperados mais de 35.000 visitantes dispostos a trocas e diálogos inspiradores que impulsionem e ressoem em transformações em cada instituição de ensino. Durante os quatro dias, são esperados mais de 7.300 congressistas, mais de 450 palestrantes, mais de 300 marcas apresentando variadas soluções educacionais, e com mais de 19 países representados.

“Todos os anos temos uma temática que norteia as nossas discussões, e em 2024 é a ‘educação de propósito’. Esse tema se concentra na educação inclusiva e de qualidade, buscando igualdade e oportunidade de aprendizado para todas as pessoas”, complementou Valério em sua fala de boas-vindas. “Mas também teremos outros temas que perpassam os corredores, como a inteligência artificial, conectividade e tecnologias que apoiam a educação”, finalizou. O evento reforça neste ano, em sua 29ª edição, o seu compromisso com as diversidades e demandas plurais que emergem cotidianamente em todas as instituições de ensino, o que ficou evidente tanto no tema central do evento – Inovação com Propósito: Educação em Diálogo com as Transformações Sociais – como na grade da programação.

Claudia Valério, diretora da Bett Brasil

QUAL É A SUA ESCOLA IDEAL?

Na abertura oficial, que em anos anteriores abrigava um protocolo com entidades e associações nacionais, a jornalista e apresentadora Didi Couto comandou um bate-papo tendo como fio condutor as possibilidades de inovação e transformação na escola. Lucas Coelho, estudante do Projeto Juventude Bett e bolsista do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Lourenço Castanho, destacou que a sua escola ideal é “aquela que é humana, que trabalha com pensamento crítico, arte e música, características que fundamentam o cidadão. Uma escola que ouve o estudante, que o coloca como protagonista”. Francisco Celso Leitão Freitas, professor que venceu as etapas estadual e regional do prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, com o projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), concordou com a fala do estudante e acrescentou que a inovação não ocorre apenas com a tecnologia. “A inovação pode ser uma alteração na atitude de professores/as. Inovar na educação é um processo que horizontaliza as relações e que todas as vozes são ouvidas. É uma educação que transforma”.

Aberson Carvalho de Sousa, Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre, destacou durante o bate-papo que, com a pandemia de Covid-19, a experiência e o processo educacional sofreram transformações que ainda ecoam. “A pandemia nos trouxe desafios e passamos a viver em um novo momento educacional. Percebemos a importância da associação do conhecimento com a tecnologia, e a inserção da tecnologia não apenas em laboratórios de informáticas, mas como um acessório que faz parte do processo educacional. É um instrumento que conecta o estudante contemporâneo com o aprendizado. E o desafio para a inovação é perceber a perspectiva do/a aluno/a e estabelecer uma nova relação de ensino-aprendizagem”, afirmou o secretário.

Vera Cabral, Diretora Edu-Skilling Microsoft Brasil, ressaltou que a tecnologia não faz a educação. “A educação é feita por educadores/as e estudantes. A grande questão é pensar em uma inovação na escola que contemple as diferenças. As tecnologias têm recursos que magnificam significativamente todo esse movimento de inovação que estamos falando”, finalizou.

EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO

O tema geral “Inovação com Propósito: Educação em diálogo com as transformações sociais” desdobra-se em pilares que se intercalam e abrangem os principais temas abordados em congresso. Os subtemas contemplam: equidade com qualidade, cultura digital, conexões humanas, aprendizagem transformadora, inteligência socioemocional e futuros sustentáveis. Com 13 auditórios disponíveis, os conteúdos são apresentados nos formatos de roda de conversa, painel expositivo, aquário e palestra inspiradora. E com uma programação diversa para diversas áreas educacionais, como educação pública, educação básica, gestão, ensino superior e tecnológico.

A agenda completa do evento está disponível no site oficial do evento: https://brasil.bettshow.com/

BETT BRASIL 2024
23 – 26 de abril
Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 / Vila Guilherme – São Paulo/SP)