Educação física: Formação integral do estudante

Cotidianamente, a prática esportiva contribui, de maneira expressiva e efetiva, para os desenvolvimentos físico, pessoal e social de cada estudante. Com a Educação Física, estudantes experienciam movimentos corporais; são envolvidos pelo caráter lúdico; compreendem regras, códigos, limites, organização e sistemas de funcionamento; para além de se descobrirem em interação com o outro.

Nesse sentido, a educação física é uma disciplina que não se limita apenas às práticas de exercícios físicos, mas também, no que diz respeito à concepção de aprendizagem, está vinculada com a formação integral de cada aluno. André Rímoli Costi, profissional de educação física, afirma que a prática de exercícios colabora no desenvolvimento geral do indivíduo, trabalhando em valores e aspectos socioafetivos, além dos motores e fisiológicos. “Maior capacidade cardiorrespiratória e pulmonar, concentração, fortalecimento muscular e estímulos neuromusculares, que auxiliam na capacidade cognitiva, são impactos benéficos que as atividades físicas podem gerar nos estudantes. O aluno ativo responde melhor aos estímulos cognitivos e motores”, diz.

De acordo com Rímoli, os benefícios da educação física são ampliados e podem contribuir neste momento de pós-pandemia com a retomada total do ensino presencial, auxiliando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais interpessoais e intrapessoais. “Os anos de pandemia trouxeram uma ‘barreira’ social para esse as crianças e os adolescentes. As atividades de cunho coletivo estimulam ainda mais essa retomada e recuperação de vínculos sociais perdidos ao longo do período. Com o tempo de tela aumentado, o esporte e atividades físicas são o melhor remédio para equilibrar esse comportamento”, pontua.

Presente na Base Nacional Comum Curricular, a Educação Física é destacada, no documento, privilegiando oito dimensões de conhecimento: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário. Assim, cada vez mais, projetos e atividades são desenvolvidos nos colégios utilizando práticas esportivas como instrumento pedagógico, promovendo habilidades e competências variadas.

“Hoje, fala-se muito sobre soft e hard skills, como habilidades onde desenvolvemos atributos sociais. O esporte e a atividade física trabalham de forma plena, natural e intuitiva essas habilidades. O foco, a concentração e a disciplina, fazem parte da jornada formativa de qualquer indivíduo”, acrescenta Rímoli.

Na prática, as atividades que podem ser desenvolvidas com os estudantes desde as idades iniciais, têm como foco o movimento e a expansão das capacidades e habilidades motoras. “À medida que a maturação ocorre, o implemento das capacidades físicas (força, velocidade, flexibilidade, etc.) ganha importância e sustentação essa ampla capacidade de se movimentar. O foco está no movimento e no que o aluno gosta. Fazer atividade física é maravilhoso, e quando encontramos aquilo que gostamos, se torna prazeroso, regular e disciplinado. Quanto maior for a oferta nas experiências motoras, maior a probabilidade de encontrar o que gostamos”, finaliza o profissional. (RP)

Saiba mais:
André Rímoli Costi (CREF 7037-g/SP) – [email protected]