fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER BETT
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
superbanner festou mobile

Educação inclusiva: onde estamos falhando?

Em 4 jul, 2017
Avaliação de Professores

 por Nelly Narcizo de Souza

Mais de vinte anos depois da Declaração de Salamanca e ainda não conseguimos construir contextos educacionais plenamente inclusivos.  Venho me perguntando e propondo essa reflexão sempre que possível: onde estamos falhando? Já caminhamos tanto em termos de legislação, como de conhecimento. E a pergunta sempre vem: como construir uma escola inclusiva?

Várias são as questões que se interpõem na tentativa de responder a essas perguntas. Primeiramente temos que destacar que não se faz inclusão por decretos; mas sem eles, sem o aporte da lei, pouco seria possível.  Em segundo lugar, não se faz inclusão educacional por descoberta de diagnósticos. Da mesma forma, sem eles não saberíamos qual é a especificidade de nosso alunado. Ainda, não se faz uma escola inclusiva apenas por vocação ou boa vontade. Foi-se o tempo em que poderíamos embasar a ação docente apenas com boa vontade; entretanto, sem tal dedicação talvez a frustração fosse ainda maior.  Como diria Paulo Freire, é preciso esperança para que a luta não feneça. Por outro lado, ouço muito a queixa da falta de conhecimento a respeito do assunto. Contudo, pode-se perceber que mesmo tendo algum conhecimento a respeito do público alvo da Educação Especial, também se vê diante de dificuldades. Claro, que sem o conhecimento adequado nossas ações estarão ainda mais limitadas.

Nesse sentido, podemos observar que em diferentes instâncias e momentos: não há uma fórmula única para construir uma escola inclusiva. É preciso a conjunção de inúmeros fatores. Além das indicações acima: legislação, acesso a diagnóstico o mais precocemente possível, conhecimento específico e boa vontade, ressalto que existem vários outros e, ouso destacar que os que mais chamam atenção são aqueles que envolvem a percepção e a crença que temos sobre as relações humanas, e como lidamos com os recursos humanos na escola.

Rosita Édler de Carvalho indica em um texto muito interessante que o conceito de diferença é construído na relação a outro: “Não percebo que sou diferente sozinho, é preciso que alguém me mostre isso e, com essa experiência vamos constituindo nossa identidade e autoconceito”. Ou seja, vamos percebendo se é bom ser diferente ou não, e quais os impactos da minha diferença nos contextos em que vivo.

Essa percepção é interessante, já que uma escola inclusiva deve ser construída por pessoas que promovem inclusão. Em outras palavras: sabem seu papel na promoção de relações mais humanas, mais afetivas, mais inclusivas. Falar de inclusão implica em falar de diferença e de como ela se destaca nas relações. Realizar uma sociedade mais inclusiva pede que tenhamos um olhar mais amplo para as pessoas, então saberemos fazer uso mais adequado de todos os recursos que estão dispostos (humanos, materiais ou legais).

Venho percebendo que projetos e experiências de sucesso no que compete a escolas e salas de aula mais inclusivas acabam trazendo como elemento comum a percepção de diferença e da relevância das relações humanas ali estabelecidas. Ouso dizer que quando enxergamos a pessoa antes da exaltação de sua “diferença”, “deficiência” ou “transtorno”, conseguiremos propor experiências e relações mais positivas em prol de uma escola mais inclusiva, aberta. Não pretendo simplificar a resposta à questão que iniciou esse texto, mas propor outras considerações a respeito. Considerações que evidencie o quão importante são nossas concepções sobre o ser humano, tão quanto os decretos que validam e garantem os direitos.

*Nelly Narcizo de Souza, doutora em Educação, especialista em Educação especial e inclusiva. É coordenadora da Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional e  Desenvolvimento Infantil da Universidade Positivo e professora da Graduação em Pedagogia.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas
Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Direcional Escolas

    Somos um veículo de comunicação de mídia impressa (revista) e online (portal) que está há 19 anos no mercado da Educação. A Revista DIRECIONAL ESCOLAS é uma referência no setor educacional por promover uma reflexão crítica sobre práticas e políticas educacionais, através de uma linguagem jornalística com conteúdo e informação.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós

    10 mar, 2026 0

    Saúde e Bem-Estar na Escola: um compromisso diário com alunos, professores e toda a…

    19 jan, 2026 0

    Crescer apresenta princípios pedagógicos que orientam sua atuação em novo livro

    5 dez, 2025 0

    Impactos do bullying e cyberbullying na era digital

    21 out, 2025 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós 10 de março de 2026
    • Intercâmbio: Experiência internacional e formação integral 9 de março de 2026
    • Do “não quero” ao “não consigo”: o que a escola precisa saber sobre seletividade alimentar? 6 de março de 2026
    • Entenda o mercado educacional da sua região com o Radar das Escolas 4 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos