fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Educação Infantil em Foco: Seminário Internacional discute espaços, práticas e materiais em São Paulo

A primeira edição brasileira do conceituado Seminário Internacional de Educação Integral ocorrerá nos próximos dias e terá, como principal referência, debates, análise dos desafios da educação contemporânea e imersão completa nos aspectos que tangem a educação infantil

Por Rafael Pinheiro

O Seminário Internacional de Educação Integral, evento criado há oito anos e realizado anualmente no México, chega à capital paulista entre os dias 22 e 23 de julho com o propósito de discutir temas que envolvem a educação infantil, como: espaços, práticas e materiais. Tendo especialistas brasileiros e internacionais com destaque tanto em pesquisas como em implantação de medidas educacionais e políticas públicas, o 1º SIEI brasileiro tem a iniciativa da Fundação SM com o apoio das Edições SM.

“Queremos aprofundar e disseminar conhecimento sobre educação infantil para ter uma oferta cada vez mais qualificada”, diz Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM. “As pesquisas mostram que o tratamento educacional dado à criança até quatro, cinco anos é fundamental para a formação adulta. Queremos investir em educação integral mesmo, arte, corpo, literatura, bem além de um simples currículo escolar”.

Os três eixos do seminário são: formação de professores, literatura e uso de espaços para educação, tema da arquiteta Beatriz Goulart, especialista na área. São profissionais renomados, ligados tanto a educação pública quanto a escolas privadas.

Entre tantos especialistas que estarão presentes nos dois dias do seminário, destaque para Celia Belmiro, que coordena uma interessante Bebeteca na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), voltada para bebês e crianças de até quatro anos; Beatriz Cardoso, do Laboratório de Educação, que se tornou familiar ao grande público no início do ano ao mostrar no Fantástico (TV Globo) junto à atriz Flavia Alessandra, a importância da linguagem para bebês desde a barriga da mãe.

Para os pequenos leitores, Yolanda Reyes, do coletivo colombiano Espantapájaros, abordará boas práticas na educação infantil e desenvolvimento pelo gosto da leitura desde os primeiros anos; Alma Carrasco, da Universidade de Puebla no México, volta à leitura infantil buscando proposta educacional integral. Além do lançamento do livro “Quem conta um conto… Os menores de sete anos como leitores e autores”, da mexicana Luz Maria Chapela.

AGENDA
1º Seminário Internacional de Educação Integral
22 e 23 de julho, das 9h às 17h30
Hotel Meliá – Avenida Paulista, 2.181
Para mais informações, acesse: http://www.sieibrasil.com.br/

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados