Educação pós-pandemia: como preparar os ambientes da sua escola para o retorno às aulas presenciais

Nos últimos meses, com os impactos da crise provocada pelo Coronavirus, a expressão “novo normal” vem sendo usada como referência às tendências de comportamento na retomada das atividades pós-pandemia, com as medidas necessárias de distanciamento social. E muito tem se perguntado: como será o retorno presencial na educação?

Com previsão de retomada das aulas para setembro, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um plano válido tanto para a rede pública quanto para a privada, da educação infantil até o ensino superior, que prevê retorno em 3 fases e estabelece uma série de protocolos de higiene e distanciamento, baseados em cinco eixos: distanciamento social, higienização, comunicação, monitoramento e controle. Neste contexto, a arquitetura pode ser fundamental na reabertura das escolas.

De acordo com a arquiteta e engenheira civil Graziela Negrelli, proprietária dos escritórios Gnegrelli Arquitetura e Interiores e Studio Allegra Arquitetura Infantil, as instituições de ensino deverão pensar na reestruturação de seus espaços, em especial das salas de aula, para que os alunos mantenham o distanciamento social.

“O layout tradicional das salas de aulas, de fileiras individuais justapostas em linhas paralelas, deverá ser revisado de maneira a respeitar a distância mínima de um metro e meio entre os alunos. A disposição de mobiliário em outros formatos incentiva formas estratégicas de circulação que podem evitar encontros com o deslocamento de alunos, promovendo o distanciamento.” – explica ela.

Além de espaços demarcados e circulação otimizada, as escolas deverão promover uma logística para higienização tanto de alunos como de colaboradores. Isso significa que a escola pode necessitar de novas instalações de lavatórios, banheiros e vestiários, além dos tradicionais totens de álcool gel disponíveis em vários pontos de circulação da edificação.

Todas as medidas devem estar expostas através de uma comunicação visual adequada que possibilite o bom funcionamento da logística estabelecida pelo local.

“Contar com ajuda de um profissional da área de arquitetura pode ser essencial para o sucesso do plano de retomada das aulas nas escolas, porém medidas de intervenção devem ser iniciadas com máxima urgência. O Studio Allegra Arquitetura Infantil está preparado para suprir a demanda de consultoria em espaços para retomada de atividades presenciais nas escolas.” – afirma a arquiteta.

Fale com quem entende do assunto!

O Studio Allegra Arquitetura Infantil, uma empresa com 20 anos de experiência em ambientes escolares, projetando espaços lúdicos funcionais e seguros para escolas de todo o Brasil.

CONTATOS:

Arquiteta e Engenheira Graziela Negrelli