Educação transformadora e libertadora

Por Priscilla Maria Bonini Ribeiro

A educação humanizadora deve ser o foco de toda prática pedagógica que objetiva uma sociedade transformadora na construção de seus conhecimentos.

A preocupação dos que coordenam uma proposta educativa dirigida ao processo de ensino e aprendizagem, volta-se para a questão sobre como podemos formar jovens cidadãos que infiram criticamente nas tomadas de decisões da sociedade em que estão inseridos.

Esse olhar compromissado parte de um educador que reconhece sua importância na condução do desenvolvimento cognitivo de seus alunos e que, portanto, crê que os saberes necessários à prática docente estão todos ancorados na sua forte convicção de que a educação é um processo humanizante.

Quando nossas falhas são apontadas, a zona de conforto nos faz resistentes a mudanças. Sempre disse que a humildade e a coragem são fundamentais para o crescimento humano e profissional.

Através da humildade temos a possibilidade de aceitar que somos humanos com qualidades e defeitos e que para nossa evolução pessoal e profissional precisamos aceitar que também somos passíveis de erros, este é o nosso primeiro passo para romper as barreiras invisíveis da resistência e do medo do novo.

A palavra coragem é substantivo feminino que nos dá firmeza de espirito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. Sabemos que não podemos transformar a educação de uma hora para outra, ela é como uma sementinha que você vai regando diariamente, mensalmente e anualmente, depois de sete anos de trabalho nós começamos a colher os frutos e daqui a três anos vamos colher ainda mais no fechamento da maturação da educação que é de uma década.

A educação vem sendo reconhecida no seu âmbito geral. Só temos a agradecer aos educadores comprometidos com a Educação de Guarujá por todo o desempenho e comprometimento dentro e fora da sala de aula.

Uma cidade só se desenvolve através de uma educação transformadora e libertadora e a palavra chave para essa transformação é compromisso.

Priscilla Maria Bonini Ribeiro é Secretária de Educação do Guarujá e Conselheira Estadual de Educação de São Paulo