Guia para Gestores de Escolas

Educador: analise o seu ano e prepare a mente para 2019

Depois de mais um ciclo ensinando, administrando e trabalhando em prol da educação, chega a hora de refletir sobre o ano que passou. É natural, quase instintivo, olhar para trás, rever os momentos vividos, encerrar atividades e fazer um balanço geral do que aconteceu. É muito importante – e necessário – fazer uma verdadeira autoavaliação para definir objetivos, planos e projetos para a nova etapa de 365 dias, ou melhor, 365 oportunidades.

Para fazer uma análise eficiente é preciso considerar três aspectos. São eles:

Consciência: É o ponto de partida essencial de todos os processos de evolução. Isso quer dizer estar consciente de onde me encontro no momento e para aonde eu quero ir. Antes de planejar as metas profissionais é importante fazer uma autoavaliação, identificar as próprias competências, qualidades, experiências, potencialidades e, também, os pontos fracos a serem melhorados. É importante refletir, ainda, sobre as motivações e os valores mais importantes para sua vida.

Aprendizado: Você aprendeu novas competências esse ano ou continuou fazendo as mesmas coisas dos anos anteriores?

Tipo de crescimento: Pense sobre a sua carreira não só como um processo de crescimento vertical e horizontal (cargos e salários), mas também como um processo de expansão de suas habilidades e competências, o que muitas vezes pode ser alcançado assumindo posições em áreas diferentes, fazendo com que enriqueça a sua experiência profissional.

Após refletir sobre esses pontos, é hora de fazer o planejamento que irá guiar as nossas ações e decisões durante o ano. Para isso, é necessário ponderar as seguintes questões:

1 – Analisar a situação de partida e possível evolução: Onde nos encontramos atualmente?

2 – Definição dos objetivos: Aonde queremos chegar?

3 – Formulação das estratégias e plano de ação, execução e verificação do plano: Como chegaremos? O que precisamos fazer?

4 – Treinar a autodisciplina: Uma vez identificados os objetivos e as soluções, é importante segui-los. A autodisciplina é essencial para bloquear os eventuais hábitos limitantes.

5 – Treinar a flexibilidade: Exercício essencial para ter uma mentalidade vencedora e compreender as mudanças que ocorrem no contexto.

Fazer um balanço sobre os acontecimentos dos últimos 12 meses influencia nas próximas escolhas e nos ajuda a preparar a mente para o próximo ano. Nada é mais desafiador do que viver de acordo com nossos sonhos, assim como nada é tão emocionante do que criar objetivos no pensamento, antecipando-se ao futuro. Invista alguns minutos nessa reflexão e note o quanto você foi especial para o aprendizado e formação de alguém e quantos obstáculos foram vencidos.

Acredite no seu poder pessoal, na sua unicidade e tenha um 2019 completamente transformador!

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!