Eficácia na Gestão Escolar e Pedagógica

O processo educacional brasileiro, diante do atual cenário de transformações, enfrenta novos desafios e exigências. Uma reflexão das práticas educacionais se faz necessária, de modo que a escola atenda e se beneficie dessas novas demandas, proporcionando um processo de ensino e aprendizagem mais inovador, complexo e abrangente.

É papel do Diretor Escolar, que deve ter uma visão ampla de seu trabalho, absorver essas mudanças e incorporá-las em sua atuação, liderando e orientando todos envolvidos neste processo, de modo a promover a melhoria no posicionamento da escola perante aos alunos, famílias e comunidade.

A HUMUS, sempre atualizada às tendências educacionais contemporâneas, propõe a reflexão em uma perspectiva integrada, e convida a todos os Diretores Escolares a participarem do Curso Inédito “Eficácia na Gestão Escolar e Pedagógica – Estratégias para Resultados”. Esta capacitação, que inclui visitas a algumas das escolas mais conceituadas do Brasil, visa reconhecer a importância do planejamento de ações conjuntas, promovendo melhorias na qualidade do trabalho pedagógico, a partir do investimento no capital humano e na formação continuada dos professores.

O programa foi planejado em módulos, para melhor aproveitamento do conteúdo, sendo dois dias de curso teórico, e outros dois de visitação às escolas, totalizando 32 horas. O módulo I, com duração de oito horas, será ministrado pela Profa. Mônica Matie Fujikawa, que explanará sobre “Gestão Escolar: articulação das diferentes instâncias para a organização do trabalho pedagógico”. O módulo II tem o tema “A formação continuada dos professores: desafio contínuo da gestão escolar”, com quatro horas de duração e conduzido pela Profa. Lucilla da Silveira Leite Pimentel. Já o módulo III será lecionado pela Diretora da HUMUS, Profª Sonia Simões Colombo, e, também com quatro horas de duração, abordará o assunto “A liderança e a gestão do capital humano nas escolas”.

O curso será realizado em três datas e locais:

• São Paulo/SP: 15 a 18 de agosto

Curso na sede do SIEEESP e visitas aos Colégios Vértice, Santa Cruz, Bandeirantes e Projeto Âncora.

• Belo Horizonte/MG: 30 de agosto a 02 de setembro

Curso na sede do SINEP/MG e visitas aos Colégios Santo Agostinho, Santa Dorotéia, Bernoulli, Loyola e Magnum Cidade Nova.

• Recife/PE: 13 a 16 de setembro

Curso na sede do SINEPE/PE e visitas aos Colégios Equipe, Damas, Fazer Crescer e Boa Viagem.

Os participantes poderão optar por realizarem a capacitação em sua própria cidade ou viajar para outra região, tendo a oportunidade de conhecer práticas diferentes do que as realizadas em sua localidade.

Os leitores da Revista Direcional Escolas são convidados a participar com um desconto especial de 5%! Para isso, basta inserir o código “DIRECIONAL” na ficha de inscrição.

Para ter acesso à programação completa, acesse www.humus.com.br/cursogestaoescolar ou entre em contato com a HUMUS: 11 5535-1397 / [email protected]

Realização: HUMUS