Elaboração de Projeto pedagógico

Apesar de todo o planejamento desenvolvido com a equipe de educadores, o ano retoma com força e necessidades específicas. A adequação do currículo à nova BNCC, as temáticas anuais e tantas outras exigências – que já faziam ou passaram a fazer parte das necessidades atuais – se tornaram pequenas sementes de mudanças.

As demandas surgem para nos provocar, para criarmos novos projetos engajados com a era da educação transformadora. E claro, com isso, vem os desafios.

E como dar conta de todas as demandas? Como se criar projetos inovadores e cumprir prazos de entregas apertados se mal temos tempo de melhorar nosso repertório?

Professores dedicados, gestores comprometidos, pais envolvidos, cenário perfeito para este desenvolvimento, mas sabemos que, na maioria das vezes, não funciona assim.

Se faz necessário, além de todos os estudos e aperfeiçoamentos, buscarmos o que está acontecendo no mercado, assistir o que nossos alunos assistem, entender as novas tendências e, para esta ampliação de repertório, precisamos de tempo.

Com ou sem tempo, acredite, já tem muita gente dando conta do recado!

Se você traçar um planejamento estratégico anual e criar um “fio condutor” para o desenvolvimento das suas ações, isto pode ficar bem mais fácil.

E o que vem a ser um “fio condutor”?

Simbolicamente ele é um norteador para qualquer ação. É como se cada ideia dos envolvidos – sejam eles educadores, família ou alunos – fossem pequenos retalhos de tecido.

Depois de totalmente feito o levantamento destas hipóteses, selecionamos os tecidos que se harmonizam, os que temos condições de entrega, o que faz sentido com a filosofia de nossa escola e “costuramos”, unindo cada pedacinho em uma grande ação.

Independente da metodologia ou sistema que você utiliza, ou se sua escola é inovadora e antenada com as mais novas tecnologias, ele, o fio condutor, vai te ajudar a conquistar um trabalho mais rico, com mais envolvimento de todos.

A ideia deste conceito, envolve, durante a preparação de um planejamento, o pensamento macro para enxergar desde a escolha de um livro paradidático atual, com o frescor da contemporaneidade, que atenda seu conteúdo e que converse com a criança, até o estudo do meio ou saída pedagógica, culminando em um trabalho que seja apresentado  à própria criança para que ela se sinta protagonista e desenvolva cada vez mais seu potencial criativo.

Além disso, as famílias precisam entender todo seu esforço, este é o melhor modelo de conquistar mais alunos, mostrando que, o que você faz, realmente tem significado.

É este significado que todos estamos buscando.

O que diferencia sua escola das centenas que existem ao seu redor, é o que realmente você provoca nos seus alunos.

É auxiliá-los ao sentido da vida. É empoderá-los para ser um ser pensante e protagonista de sua própria história.

Já existem cursos e formatos específicos a serem trabalhados, assim como empresas especializadas para te ajudar a encontrar este tão aclamado fio condutor.

Vejo as escolas investindo em empresas de gestão, em sistemas de ensino, em marketing para trazer mais visibilidade, em sistema de automação em empresas de treinamento para os educadores, mas vejo poucas escolas investindo em uma consultoria que amarre todas estas pontas e se preocupe no aluno, no que ele está buscando.

Pense nisso: o sucesso da sua escola está na satisfação do seu melhor cliente, seu aluno.

Será um prazer te ajudar a se conectar com estas novas tendências!