Empresa capixaba lança sala de aula digital gratuita que aproxima professores e alunos

A Wakke Class, produto da Escolaweb, traz o engajamento das aulas presenciais para a internet e recursos como gamificação, será gratuita até 31 de outubro

Transformar a educação por meio da tecnologia é uma premissa em tempos de isolamento social, já que educação online se tornou realidade para o ensino mundial. Diante das dificuldades encontradas pelos gestores escolares em trazer o engajamento da sala de aula e o ensino de qualidade para a realidade virtual, a Escolaweb, empresa capixaba detentora do sistema de gestão escolar online homônimo, lança agora a Wakke Class. A plataforma é grátis para escolas particulares até 31 de outubro.

A Wakke Class é uma sala de aula digital que reúne tudo que um ambiente de ensino precisa para funcionar na internet, mas é claro, com algo a mais: o engajamento e o envolvimento entre professores e alunos, além do foco no compromisso com o ritmo constante de aprendizado. “A autodisciplina nos estudos é um processo em desenvolvimento na adolescência. Muitos alunos precisam de metas, rotina e prazos para seguirem o ritmo da aprendizagem. Nas aulas EAD tradicionais, o aluno tem acesso ao material e pronto. Nós trazemos mais: nossa proposta com a Wakke Class é fazer com que os alunos e suas turmas sigam a mesma rotina. Os exercícios e avaliações têm o mesmo prazo de entrega para todos, como na sala de aula presencial”, explica a CEO da Escolaweb e criadora da Wakke Class, Claudia Coelho Fuzer.

Outro ponto alto pensado para a plataforma é complementar a rotina e busca trazer o envolvimento e o engajamento da turma para o ambiente digital. “Criamos a Wakke Class pensando em levar as interações presenciais para o mundo virtual porque entendemos alunos e professores, principalmente da educação básica, sentem falta da rotina escolar como conhecemos até hoje. Percebemos que a falta de interação por conta do isolamento social fez o engajamento entre eles cair, então trazemos soluções para resgatar essa relação tão importante”, sintetiza Claudia.

Gamificação como grande aposta

Ganhar pontos a cada lição entregue, acumular esses pontos, poder colecionar medalhas e muito mais. O processo de gamificação é uma das apostas da Wakke Class, que disponibiliza ações personalizáveis de acordo com as “missões” cumpridas pelos alunos. Os professores também podem reagir às atividades com emojis e também com presentinhos, bem do jeito que os pré-adolescentes e adolescentes gostam. “A gamificação já é uma realidade para a educação e, trazê-la para o ambiente de sala virtual da Wakke Class nos ajuda a trabalhar a interação entre colegas e professores, que é um dos nossos diferenciais”, conclui a CEO.

A interface da Wakke Class é de fácil navegação, intuitiva e promete agradar os adolescentes que têm uma relação com a tecnologia muito mais natural e são conhecidos por serem nativos digitais. Apesar do caráter moderno, a plataforma também é pensada para os gestores escolares que têm pouca afinidade com recursos digitais.

Além do ambiente virtual inspirado nas salas de aula, na plataforma é possível criar exercícios objetivos e discursivos, programar aulas ao vivo em sistema próprio, receber e enviar arquivos em .pdf, áudio e vídeo, acessar videoaulas e visualizar todo calendário letivo da semana a partir da visão dos educadores, dos alunos e também dos pais que quiserem acompanhar de perto a evolução dos filhos. “É possível concentrar todas as informações em um só lugar, para evitar ruídos na comunicação. Além disso, os professores podem acompanhar e metrificar o engajamento dos alunos com interações em aulas ao vivo, no retorno de tarefas e também no envolvimento com os outros colegas de turma”, explica.

Gratuidade

A plataforma não requer download para funcionar. Para criar a conta para sua escola, basta acessar o site e preencher os campos de informações e começar a usar. Ela é voltada para gestores escolares da educação básica, mas futuramente, terá desdobramento para professores ministrarem aulas particulares e também para alunos interessados em grupos de estudo. “Criamos a plataforma pensando na expansão voltada para professores, para que eles possam ter uma renda extra”, afirma a CEO.

O produto está disponível gratuitamente para teste. Para ter acesso, é simples: Basta entrar no site e fazer um cadastro para a plataforma. Os acessos a ela serão enviados por e-mail e os interessados podem utilizá-la desta forma até o dia 31 de outubro.

Nova plataforma e nova marca

Com o lançamento da Wakke Class, a Escolaweb também se reinventa e moderniza sua marca: a maior scale-up de Guarapari passa a se chamar Wakke e adota novo posicionamento mais moderno e inovador. A empresa, que atua há 10 anos no setor de software educacional, se reposiciona a fim de entregar ainda mais soluções para a área. “O nome Wakke vem do verbo “to wake”, que é despertar em inglês. “Amadurecemos ao longo dessa primeira década e percebemos que chegou a hora de alçar novos voos com a educação e a tecnologia. Unimos nossa nova marca ao nosso novo produto e resolvemos começar uma nova fase neste ano que tem sido tão difícil”, arremata Cláudia.

A Wakke passa então a oferecer dois produtos para a educação: o Escolaweb, sistema para gestão escolar e a Wakke Class, a sala de aula virtual.