Encontramos um problema e agora?
Essa é uma das situações que mais preocupa um professor, quando algo está errado e precisamos agir para ajudar aquele aluno, mas como fazer, será que somos capazes de contribuir para a solução do problema? Seja qual for a origem precisamos enfrentar esse desafio com determinação, faz parte da nossa missão enquanto educadores detectar as situações de dificuldade e contribuir traçando estratégias que ajudem na solução do problema enfrentado pela criança. Vale pesquisa, estudo e tentativas que incluam diferentes abordagens e estratégias, a criança responderá de maneira positiva a alguma e assim o professor poderá traçar um plano pedagógico que atenda às necessidades que o aluno tem. Quando os resultados positivos começarem a surgir a própria criança se encherá de orgulho, pois ela sentirá que é capaz de realizar tarefas que antes não conseguia, essa motivação é o combustível que alimenta o aprendizado, cria a confiança que torna capaz cada um de nos. Se bem articulados esses benefícios perduram por toda a vida, não só como ferramenta de aprendizagem pedagógica, mas na formação do indivíduo como um todo.
Tatiane Martins é professora de educação infantil em uma escola particular da zona sul de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia, especialização em Inclusão na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pós graduação em psicopedagogia.