Ensino a distância ganha a leveza dos vídeos sob demanda

·         Objetos de aprendizagem com conteúdo dinâmico e interativo despertam o interesse dos alunos

·         A parte prática deste projeto será compartilhada durante o 16º WRNP

O ensino a distância (EaD) pode – e deve – ser mais dinâmico e interativo. O projeto em fase experimental Vídeos sob Demanda como Objetos de Aprendizagem, (oriundo do Grupo de Trabalho de mesmo nome, GT-VOA), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), desenvolveu, a plataforma Cacuriá, que permite a criação de objetos de aprendizagem (OAs) com conteúdo multimídia e participação ativa do professor. Profissionais de educação criam objetos com vídeos, textos, imagens e áudio sem dependerem necessariamente de uma equipe multidisciplinar com programadores e designers. Tudo é produzido a partir da intuição, de forma natural, com auxílio da ferramenta Cacuriá. Os resultados dos experimentos realizados até o momento, envolvendo a Escola Superior de Redes (ESR) e diversas outras instituições participantes do projeto, será compartilhada com os participantes do 16º WRNP, que acontece nos dias 18 e 19 de maio, em Vitória.

O professor Carlos Salles, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), revela que a criatividade para a produção do objeto de aprendizagem é surpreendente, independente das condições externas.

“Percorremos o interior do Maranhão e vimos professores do ensino fundamental usando a ferramenta Cacuriá para criar conteúdo educacional. Após um curso de uma manhã, foram a campo gravar vídeos e o áudio tinha ruídos de vento; a iluminação não era a mais adequada, tudo de seus celulares, nada profissional. Fizeram um vídeo não-linear que ensina crianças a calcular a área de um círculo usando uma pracinha do município de pano de fundo. Eu realmente me senti na necessidade de ajudá-los a saber quanta grama  precisariam para deixar a pracinha circular toda verde. Foi emocionante a percepção que essa tecnologia realmente pode fazer algo importante pela nossa educação básica”, afirma.

O WRNP será realizado nos dias 18 e 19/5, no Centro de Convenções Vitória, no Espírito Santo, junto ao 33º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

Mais informações no site do evento http://wrnp.rnp.br/

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1219 campi e unidades nas capitais e no interior. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.