Envenenamento: seu filho corre este risco?

Os riscos de envenenamento e intoxicação estão em toda a parte e podem acontecer por diversas causas: ingestão de produtos de limpeza, medicamentos, plantas, insetos e roedores e até mesmo através de alguns brinquedos. Mais de 90% das crianças sofre com envenenamento.

Prevenir é a melhor solução. Observar o ambiente e deixá-lo propício para que a criança esteja livre do perigo é um dos principais fatores que podem colaborar para o bem-estar e garantir sua segurança. Pequenos cuidados diários como armazenar produtos tóxicos em lugares altos, fora do alcance, pesquisar o tipo de planta que não possui nenhum tipo de veneno e manter o ambiente sempre limpo, sem entulhos, evitando a presença de insetos e roedores são alguns deles.

Principais fatores de risco e como evitar acidentes.

– Os medicamentos são os que mais causam acidentes por envenenamento. O mais indicado é que estejam guardados em lugares altos e, de preferência, em armários trancados a chave. É importante também mantê-los em embalagem original, com a bula para consulta sempre que necessário;
– Caso haja a presença de insetos e roedores, avise a vigilância sanitária da sua cidade e limpe o local. Evite acumular lixo e demais objetos;
– Os produtos de limpeza, como os medicamentos, devem ser guardados em lugares altos, longe do alcance de crianças e, de preferência, trancado a chave. Evite guardá-los em garrafas de refrigerante, pois isso pode atraí-los e confundi-los;
– Há muitas plantas venenosas. Pesquise antes de comprar e levar para um ambiente com crianças (dentro e fora);
– Tintas e materiais utilizados em alguns brinquedos podem ser tóxicos e causar envenenamento. Fique de olho.

Como agir?

Caso haja alguma situação provocada pela ingestão de algo venenoso, faça com que a criança cuspa imediatamente, mas não provoque o vômito. Mais importante ainda é entrar em contato com os órgãos competentes que irão lhe indicar os procedimentos corretos. Neste caso, entre em contato com o Centro de Intoxicação de São Paulo 0800-771-3733 e só depois leve-o ao pronto socorro mais próximo. Se a criança tocar em algo venenoso, como uma planta, por exemplo, lave a água exposta e troque a roupa da criança e guarde uma amostra para que possa ser identificado com precisão o tipo de veneno, facilitando no tratamento. É muito importante orientá-lo, desde pequeno, a não colocar plantas e objetos na boca.
Observe o ambiente e o adapte-o para evitar contratempos, acidentes e garantir dias tranquilos.

0800–771-3733 | Você sabe por que tem que ter gravado este número de telefone?

Este é o número do Centro de Intoxicação de São Paulo 0800-771-3733 que funciona 24h por dia, sete dias por semana e lhe dará suporte inicial caso seu filho ou aluno sofra algum tipo de envenenamento.

11 2937-8794  / 11 98436-1010

www. IMPACTOSAUDE .com.br