Escola de SP promove torneio de debates entre alunos

Voltado para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o I Torneio de Debates Interescolar é aberto para escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O objetivo do evento, cujas inscrições vão até dia 30 de outubro, é permitir que os estudantes participem de uma experiência pedagógica e social bastante enriquecedora, participando de debates e desafios sobre temas atuais, como: CyberbullyingFake News, Pena de Morte, Voto, Meio Ambiente, Cidadania, Papel da Mídia, Inclusão Digital entre outros escolhidos e organizados conforme a faixa etária das equipes.

“Participamos de muitas olimpíadas e campeonatos de diferentes áreas – nacionais e internacionais – e percebemos o quanto os alunos se interessam e se envolvem em eventos assim. Pensamos, então, em oferecer em nossa escola uma vivência pensada e organizada a partir de experiências que tivemos, não só para os alunos daqui como de outras instituições, algo que, sem dúvida, será muito enriquecedor, com uma possibilidade incrível de intercâmbio entre alunos e profissionais. Além disso, queremos que os alunos sejam desafiados a colocar em prática as habilidades mais exigidas neste século: comunicação, trabalho em grupo e solução de problemas”, afirma Luciana Loureiro, coordenadora do setor de extensão da Alef Peretz e uma das idealizadoras do Torneio.

Para participar do Torneio, as escolas interessadas devem inscrever equipes de três integrantes, organizadas nas seguintes categorias: 7º e 8º anos Ensino Fundamental; 9º Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; ou 2º e 3º anos do Ensino Médio. Cada escola deverá encaminhar junto com os alunos dois professores da instituição, sendo um professor que desempenhará o papel de juiz e outro o papel de conselheiro. O professor juiz avaliará debates em que estejam envolvidos alunos de outras escolas que não sejam a representada por ele, assim como o desempenho dos alunos nos diferentes desafios que serão propostos durante o evento. O professor conselheiro deverá acompanhar os alunos da escola que representa durante todo o torneio.

Serão três formatos diferentes de debates. Dois com temas apresentados previamente aos participantes, possibilitando que os alunos pesquisem e estudem sobre os assuntos. E um com tema inédito, apresentado no dia do Torneio. “Houve uma movimentação muito grande de todo nosso corpo docente que colaborou para a definição dos temas propostos e a indicação das escolas a serem convidadas”, completa Luciana.

O I Torneio de Debates está sendo divulgado para escolas do Brasil inteiro. Para as escolas públicas de outros estados interessadas em participar, além da gratuidade nas inscrições, a Alef Peretz está oferecendo hospedagem para alunos e professores na sede da escola.

PREMIAÇÃO

Serão vários e diferentes prêmios, garantidos por empresas apoiadoras do evento. Além do certificado de participação a todos os inscritos, serão entregues prêmios individuais e prêmios por equipe, incluindo tablets e passagens aéreas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Paralelo ao Torneio será promovida uma campanha de responsabilidade social que arrecadará cadernos universitários e canetas para doação a Ongs e instituições beneficentes que trabalham com educação. A equipe que mais pontuar receberá o troféu do Prêmio de Responsabilidade Social.

I TORNEIO DE DEBATES INTERESCOLAR
Local: Escola Alef Peretz – Rua Angelina Maffei Vita, 450 – Jardim Paulistano – São Paulo/SP
Data: 17 a 20 de novembro
Telefone: (11) 3093-0830 Ramal 890
Inscrições: até dia 30 de outubro no site http://alefperetz.org.br/torneiodedebates/
Valor: R$300,00 (trezentos reais) por equipe, o que corresponde a R$100,00 (cem reais) por aluno. Gratuito para escolas públicas.