“A escola é o lugar onde o aluno vai aprender quem ele é”, afirma palestrante durante a Bett Educar 2017

Por Rafael Pinheiro

Presidido por Miguel Thompson, Diretor do Instituto Singularidades, a sessão “A Gestão da Escola de Hoje”, que ocorre durante a manhã deste sábado (13) na Bett Brasil Educar 2017 – evento renomado da América Latina – demonstrou palestras instigantes. Dentre elas, Alexandre Pellaes, pesquisador e escritor, apresentou o tema “Os alunos são futuro e a escola está no passado”.

De acordo com o palestrante, precisamos de um modelo mais humanizado, de pessoas comprometidas e que estejam, de fato, presentes durante todo o processo da vida (e da comunidade) escolar. “Não existe um mundo sem relação. Tudo é, de fato, uma construção conjunta. E a escola é o espaço que concretiza um link entre família e mercado… mercado este que não se limita ao capital, mas existe uma influência e interferência psicológica, social e econômica”.

Nesse processo, o palestrante questiona: Por que você produz? Como se sente com sua produção? “Nós, todos nós, possuímos um impacto sobre tudo. O gestor e seus funcionários, bem como os professores com seus alunos. Tudo o que fazemos e tudo o que nos cerca, causa um impacto. E é preciso pensar em uma forma positiva dessa relação. Acreditar em um ambiente diferenciado e convidar as pessoas a participar dessa mudança, inserir e integrar. Para que todos façam juntos e sintam esse pertencimento”, destacou Alexandre.

Assim, pensando em novos modelos e alternativas para enfrentar os desdobramentos e questionamentos do século XIX, em sua fala o palestrante destacou cinco possibilidades: hierarquia (criar vínculos com o grupo de trabalho), tomada de decisão (não existe certo/errado, deve haver um consentimento, empatia, visualizar pontos de vistas diferentes), seleção (quem selecionar para trabalhar na escola, verificar perfis comportamentais diferentes), performance (como avaliar as mudanças, desempenhos, levantamento de percepção de contribuição e reconhecimento profissional) e significado (criando os significados ao longo de todo o processo).

E, chegando ao final da exposição, Alexandre enfatizou: “Nunca esqueça o impacto de seu trabalho. Sobre você e, também, outras pessoas. Essa é uma caminhada com um esforço psicológico, energia, e demanda uma forma de amor. Através do trabalho eu consigo mostrar quem eu sou e minha particularidade ao mundo. E essa intenção se transforma em ação… quando a magia acontece. Afinal, o aluno não vai à escola para aprender apenas. Ele vai para aprender quem ele é”.

Bett Educar 2017 – São Paulo – Brasil
: de 10 a 13 de maio
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo)
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP