Escola paulistana alia Internet à educação

Colégio Mary Ward utiliza blogs para estimular compreensão textual de diferentes gêneros

A relação entre as crianças e a internet começa cada vez mais cedo e, apropriar-se da tecnologia para engajar os alunos em sala de aula é um dos desafios dos professores da atual geração. Acompanhando esta tendência, o Colégio Mary Ward criou o curso “Leitura e Letramento”, que faz parte da grade curricular do Ensino Médio, e que, no primeiro trimestre do ano, trabalhou a habilidade de expressão dos alunos por meio de blogs.

Segundo a professora Elaine Silva, responsável pelo curso, o blog é um suporte que abriga muita informação além do que chama de gêneros multimodais – texto, música, vídeo, imagem – e, por meio do tema escolhido, cultura, tudo isso pode ser utilizado para ampliar o repertório cultural dos estudantes e, principalmente, a habilidade argumentativa nos diferentes gêneros propostos.

Para isso, a professora dividiu a sala em cinco grupos e, após discussão teórica, sugeriu a montagem e elaboração dos blogs. Ao final do primeiro trimestre deste ano, os estudantes acessaram e avaliaram todo o material produzido, que também foi utilizado para embasar a prova final.

“Os alunos são muito visuais e, além disso, a possibilidade de utilizar hiperlinks permite que cada aluno faça um caminho de leitura próprio”, afirma Elaine.  Essa escolha se repete em experiências similares fora do Colégio, porém com a orientação dos educadores a seleção e compreensão das informações acessadas podem ser pensadas com mais cuidado.

Além de colocar a Internet como fonte de aprendizado, o papel ativo dos alunos como produtores de informação é estimulado o que conversa com o projeto pedagógico da instituição que, além de preparar intelectualmente busca formar cidadãos.

Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.