Escola Santi promove feira de troca e reaproveitamento de uniformes, livros e material didático, Dia 8 de Dezembro

Incentivar a troca e o reaproveitamento de uniformes, livros e material didático, num perfeito intercâmbio sustentável entre os pais e os alunos. Em síntese, este é o mote do 2º Santi de Portas Abertas, iniciativa realizada pela Escola Santi – localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo -, que receberá, no dia 08 de dezembro (terça-feira), a partir das 16h30, uma Feira de Trocas.

A ideia é simples: cada aluno poderá trazer seu uniforme, livro de literatura ou material didático em bom estado e que não usa mais e depositá-lo nas caixas de arrecadação, separadas por categorias em diferentes pontos da escola. Desta maneira o material já estará disponível para as crianças interessadas. Vale ressaltar que não é necessário que o aluno traga algum dos itens para poder coletar outro.

Troca-Troca de Uniformes – A chegada das férias é o período ideal para que os pais revisem os guarda-roupas dos seus filhos, separem os itens que não servem mais e façam uma lista dos que serão necessários no próximo ano. “A ideia é possibilitar e maximizar a circulação de uniformes entre os alunos e ensinar, desde cedo, que é possível reutilizar e trocar”, explica Adriana Cury Sonnewend, diretora da Escola Santi.

Os uniformes poderão ser doados mesmo que a criança não necessite da reposição de um novo conjunto para o ano seguinte. Desta maneira, todos os alunos terão a chance de aproveitar. “Os pais poderão retirar quantas peças forem necessárias, lembrando que a ideia é selecionar para a doação apenas roupas em bom estado”, completa a diretora da Santi.

Trocando Histórias – Livros de Literatura – Já a troca de livros de literatura tem por objetivo estimular que os alunos e pais adquiram obras de maneira sustentável e, ao mesmo tempo, renovam as suas bibliotecas pessoais. No dia do evento, as obras – em bom estado – estarão organizadas pelas categorias Infantil, Juvenil e Geral. A diretora ressalta a importância da troca de livros: “fomentar a leitura de textos literários é um ponto chave na formação das crianças”.

Troca de Material Didático – Além dos uniformes e dos livros de literatura, a Escola Santi também incentiva que os pais e alunos promovam a troca de materiais didáticos que traz, entre outros benefícios, a diminuição do desperdício de papel e a redução de custos na compra de material escolar. Serão aceitos livros didáticos em bom estado de conservação (com as anotações devidamente apagadas); mochilas, estojos, lancheiras (limpos e conservados); lápis, giz de cera e canetinhas (em bom estado de conservação e prontos para serem usados), além de pastas para arquivo (que devem estar limpas).

“A novidade deste ano, além da feira de material didático, que está sendo realizada pela primeira vez na Santi, é a participação dos pais na organização do evento. A conscientização e realização de ações que contribuam para um mundo melhor e mais sustentável é papel de todos. E nada melhor do que escola e pais – juntos, trabalharem para este propósito”, completa Adriana.

Escola Santi – 2º Santi de Portas Abertas – Feira de Trocas
Dia: 08 de dezembro, terça-feira
Endereço: Rua Abílio Soares, 452, Paraíso
Telefone: (11) 3882-6600