Escolas Exponenciais – ClassUP 2019: Inovação e crescimento educacional

Com um novo conceito em evento escolar, o ClassUP uniu, em uma diversificada programação, trilhas paralelas temáticas, palestras dinâmicas e feira de negócios. “Construímos um evento que traz uma visão integrada de medidas práticas que podem ser adotadas para implementar inovação na gestão educacional”, comenta o idealizador do evento Vahid Sherafat

Por Rafael Pinheiro

O denso processo educacional instiga, sobretudo na contemporaneidade, reflexões, pesquisas e compartilhamento de ideias que abarcam o fazer educacional como um complexo sistema que atravessa diversas estruturas em todas as suas fases – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Nessa perspectiva, temas como tecnologia, inovação, desafios e competências ganham notoriedade no âmbito da educação, promovendo discussões sadias, olhares plurais e soluções disruptivas.

O Expo Center Norte, localizado na região norte de São Paulo, recebeu, no dia 11 de abril, a segunda edição do ClassUP – Escolas Exponenciais. O evento, focado em inovação e crescimento escolar no Brasil, é organizado por Escolas Exponenciais – líder nacional em pesquisa e apoio estratégico para instituições de ensino que nasceu como spin off do ClassApp. Nesta edição, o evento contou com mais de dez horas de programação, reunindo cerca de mil gestores, mantenedores e diretores de escolas particulares de todo país.

Segundo Vahid Sherafat, CEO e fundador do ClassApp e idealizador do Escolas Exponenciais, o objetivo do encontro é ajudar as escolas privadas brasileiras a acompanharem a veloz transformação que está à sua frente, e executar as mudanças necessárias para se adaptar a este cenário, contribuindo, assim, com informação de qualidade e boas práticas de ensino.

“O maior desafio da educação privada no Brasil não é conceitual e sim de aplicação. Construímos um evento que traz uma visão integrada de medidas práticas que podem ser adotadas para implementar inovação na gestão educacional. A ideia é transmitir de forma pragmática como isso deve ser feito, com que recursos, qual a melhor maneira de lidar com os desafios, entre outras orientações”, comenta.

Com uma programação diversificada, unindo temas significativos, como tendências e métricas; comunicação e marketing; inovação e gestão; desafios e competências para o futuro; os painéis, que ocorreram ao longo do dia, trouxeram profissionais que estão fazendo a diferença na área educacional, como: Cláudia Vale, Arthur Igreja (um dos A’s da plataforma AAA), Miguel Thompson (Instituto Singularidades), Cristina Godoi (Colégio Albert Sabin), Cristina Conforti (Avenues São Paulo), Priscila Torres (Concept), entre outros. Além da palestra de encerramento com a ativista californiana Puneh Ala’i, que comanda a ONG global For The Unseen.

PESQUISA SOBRE ENSINO PRIVADO NO BRASIL

Durante o evento, foram divulgados os resultados da segunda edição de uma ampla pesquisa pautada no ensino privado no país. Com o título homônimo ao evento, o estudo avaliou o que os pais esperam da escola e o que mais desgasta a relação deles com as instituições de ensino, além de medir o índice de satisfação e fidelização das famílias em relação aos colégios.

“Muito além das questões pedagógicas, os pais esperam uma maior proximidade das instituições, o que passa por uma comunicação direta e próxima entre as duas partes. Isso é ainda mais importante para aqueles pais da geração Y, que começam a ter seus filhos ingressando nas escolas e exigem que os colégios repensem formas mais eficientes de engajá-los”, destaca Sherafat.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 150 mil pais de alunos de cerca de 350 instituições de todo o Brasil (de Ensino Infantil, Fundamental e Médio) com margem de confiabilidade de 95%, ter um relacionamento próximo e participativo com a escola é o aspecto mais importante para 41% das famílias na relação com a escola dos seus filhos. O segundo e terceiro fatores de influência mais comuns entre os respondentes foram o fato de a escola propiciar uma excelente educação quanto a valores morais e éticos (escolhido por 34% deles), e o cuidado e atenção pessoal com os filhos, selecionados por 34%. Outros motivos também apontados como relevantes foram: a localização próxima de casa ou do trabalho (27% dos pais) e informações frequentes sobre as atividades pedagógicas, por 21% deles.

FEIRA DE NEGÓCIOS

Além dos painéis, das trilhas simultâneas e do lançamento dos dados da pesquisa, os participantes acompanharam as soluções e serviços para as escolas pelos patrocinadores na feira de negócios:

Patrocinadores Diamond: ClassApp, Explica Mais, Eskolare, Superlógica, Super Geeks, Nave à Vela, Apoio Estratégico, FTD Educação, Livres, Editora do Brasil e Mathema.

Patrocinadores Gold: Ponto de Referência, Ateliê Urbano, Peck Sleiman, Fundacred, YOU, Nuvem9Brasil, Guia Escolas, Iugu, Nutrebem, Playkids, Cel.lep, Estante Mágica, Instituto Singularidades, HighFive e Direcional Escolas.

Apoio: Amplifica, Hackademia, Alabama, Profes, iStart, Futurekids, Techcamps e Abstartups.

*Acesse nosso portal (direcionalescolas.com.br) e confira postagens, imagens e matérias especiais sobre o ClassUP 2019 – Escolas Exponenciais, além de outros dados apresentados na pesquisa.

Saiba mais:

ClassUP – Escolas Exponenciais – https://escolasexponenciais.com.br