Especial: 18º Crescer — Congresso e Feira Educacional
Fotos Divulgação
Destaques
Evento destinado a líderes educacionais reuniu mais de 60 palestrantes que debateram temas atuais presentes no cotidiano escolar e as perspectivas a curto, médio e longo prazos do mercado educacional. Com uma programação diversificada, aliando painéis com discussões e um espaço para lançamentos de serviços e soluções para as escolas, a edição do Crescer deste ano teve mais de 5 mil visitantes durante os dois dias de evento
Considerado um dos principais eventos nacionais especializados em líderes de escolas particulares, a 18ª edição do Crescer – Congresso e Feira Educacional, ocorreu entre os dias 23 e 24 de agosto no espaço Pro Magno, localizado na região norte de São Paulo. Promovido pelo Grupo Rabbit, uma consultoria em gestão educacional que auxilia instituições de ensino em todo o Brasil, o Crescer reuniu mais de 60 palestrantes renomados que atuam em variadas áreas da educação, além de diversas empresas que apresentaram os seus serviços e as suas soluções para os mais de 5 mil visitantes que transitaram ao longo dos dois dias no evento.
A programação dos debates, elaborada de forma ampliada e com assuntos direcionados – contemplando as áreas financeira, de liderança, marketing digital, bilinguismo e pedagógica – teve alguns temas em destaque, como: “O impacto das grandes empresas investidoras no mercado educacional por meio da compra de escolas”; “Inovação tecnológica”; “Violência e saúde mental nas escolas”; “A força da persistência”; “Os desafios do mercado educacional para 2024”; “Projeto de Vida”; “Novas competências dos gestores escolares”; “ChatGPT e IA”, entre outros.
O encontro contou com personalidades renomadas, como o professor, escritor e filósofo, Mario Sérgio Cortella; o psiquiatra, escritor e professor, Augusto Cury; o consultor educacional e CEO do Grupo Rabbit, Christian Coelho; o apresentador Serginho Groisman; o psicoterapeuta e palestrante Leo Fraiman; o humorista Diogo Almeida; a especialista Célia Godoy; Cris Arcangeli, empreendedora, apresentadora e escritora; o medalhista olímpico de judô e fundador do Instituto Reação, Flávio Canto, entre outros.
“O comprometimento da qualidade do ensino, o aumento nas taxas de inadimplência, o impacto socioemocional do pós-pandemia nos alunos, nos docentes e nos familiares, as novidades no mundo da educação também foram discutidos no Crescer a partir de uma análise consistente do cenário educacional, tendo em vista a construção de uma agenda positiva para o próximo semestre de 2023 e para o ano de 2024”, afirma Christian Coelho, CEO do Grupo Rabbit e idealizador do evento.
A música venceu
Reconhecido mundialmente por seu trabalho como pianista, o Maestro João Carlos Martins compartilhou a sua trajetória pessoal na música, que teve início na infância e segue até hoje. O profissional, que já passou por 27 cirurgias para tratar distúrbios osteomusculares, nunca desistiu da carreira e se mantém nos palcos.
Em paralelo às apresentações ao redor do mundo, o Maestro sempre se dedicou a projetos sociais. Atualmente, é o coordenador dos programas Orquestrando São Paulo e Orquestrando o Brasil, que buscam democratizar a música erudita, promovendo aulas totalmente gratuitas. Na conversa com o público, ele enfatiza que esse é o legado que pretende deixar no país, assumindo responsabilidade com o futuro dos jovens.
Na palestra ministrada no Crescer, o Maestro João Carlos Martins também encantou o auditório lotado ao tocar algumas músicas no piano. “O público tem que sair com uma lágrima nos olhos e um sorriso no rosto. Essa é a missão de um artista e também de um educador”, disse. Por fim, ele anunciou que fará seu último concerto em maio de 2025, em Nova York, para, então, se afastar dos palcos e se dedicar à carreira de educador musical.
Como aumentar a procura de alunos novos por meio do Marketing Digital?
Em um painel dinâmico, Christian Rocha Coelho, CEO do Grupo Rabbit, coordenou a conversa sobre a importância do Marketing Digital para o período de matrículas das escolas com os convidados Anderson Morais, Ester Bagagi Marques e Veronica Carneiro. Iniciando com a exposição de alguns dados, Coelho afirmou que 35% dos clientes Rabbit não possuíam site antes de iniciar a parceria — esse é o primeiro erro da instituição ensino, manter a sua presença apenas offline.
No entanto, não basta apenas existir on-line. É fundamental que a escola saiba utilizar as ferramentas digitais a seu favor, com um site e blog funcionais, incluindo espaços e botões interativos. As redes sociais complementam esse trabalho, porém a escola deve estar atenta para oferecer um atendimento rápido e eficiente em cada aplicativo. “Temos que estar atentos à experiência do usuário — vamos atendê-lo no canal que ele quiser. Além disso, hoje o público é ansioso, então a escola não pode demorar para respondê-lo”, afirmou Coelho, enfatizando essa transformação no comportamento dos pais.
Atualmente, um dos maiores desafios das escolas é promover uma comunicação 360° durante o ano inteiro, engajando os seus colaboradores, estudantes e famílias, para, então, prospectar novos clientes. Quando a instituição trabalha o fortalecimento da sua marca a longo prazo, o período de matrículas flui muito melhor, baseado em métricas e planejamento estratégico. Se a escola tem um diferencial, esse deve estar em destaque para o público.
Feira Educacional
Além das palestras, o Crescer é um importante espaço de networking entre os profissionais da educação que podem compartilhar propostas inovadoras, contribuindo para o aperfeiçoamento das suas instituições de ensino. No espaço da Feira Educacional, as empresas patrocinadoras do evento apresentaram aos gestores variadas soluções que podem ser utilizadas no cotidiano escolar. Participaram desta edição do evento: Metadil, FTD Educação, 2 Ways Programa Bilíngue, kedu, Somos Educação, isaac, LIV – Laboratório de Inteligência de Vida, AZ, Árvore, You Bilíngue, Educa+ Brasil, PagEdu, Proesc.com, IBEP, Desk Móveis Escolares, Olimpíada de Empreendedorismo, Eduinfo, Coala, Educbank, Academia Soul, Argus Studio, Porto Seguro, P.A.E.S. – Programa Aluno e Escola Seguros, Solution, Pleno, Primeira Escolha, TAU – Teste de Admissão Universitária, ClassDojo, Jandaia, Mestre dos Mestres, Gênio das Finanças, Força Máxima Educação, Escola da Inteligência, Explora, Educacional, Positivo Tecnologia, FourC Learning, Robotix, Due Step, Insper, Viva Metodologia Ativa, Escola Web, Motrix, Foreducation EdTech, TEC, Rabbit Digital, MKOM, Caburé, SBS Livraria, Bedutech, Altipisos, Escoteiros do Brasil, Britannica Education, Greenpeace, DSOP, Corrija-me, Impacto for School, Faculdade Phorte, Ana Paula Siqueira, Ciranda de Livro, Geppetto, Festou, Beto Carrero World, DMX, Via Maker, Sponte, BrinQi, StandFor, Integra Confessionais, Estuda.com, Oficina das Finanças, OPEE Educação, Edelvives, Grupo SEB, Promo Press, Cyclopay, Great Schools, Escola Mais, Raiz Educação, Giusto 5, Ápice e Grupo Salta.
Saiba mais:
Acesse o nosso perfil no Instagram (@direcionalescolas) e confira os vídeos especiais que produzimos durante o Crescer.