Especial Educação — GEDUC: Congresso debate sobre as inovações educacionais

A 12ª edição do GEduc superou todas as expectativas e contou com a presença de mais de 500 gestores nos três dias de evento, que ocorreu no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O congresso mais importante para a Gestão Educacional Brasileira, segundo opinião dos próprios executivos da área, possibilitou o debate e a troca de informações sobre Alta Performance & Grandes Resultados nas instituições de ensino de todo o Brasil.

A programação trouxe novidades do setor com palestrantes de renome que comentaram sobre como a instituição deve se adaptar ao futuro e se desenvolver constantemente para atender ao seu novo aluno.

No primeiro dia do GEduc, os conferencistas deram uma visão geral sobre a atual situação da educação e o que mudará entre 5 a 10 anos. Esta mudança não é só física, como, por exemplo, utilizar a tecnologia atual para aplicar algumas atividades, mas uma nova gestão de informação pelos docentes. Os alunos não se interessam mais pelo estilo tradicional de ensino e as corporações educacionais precisam ter plataformas adaptativas, salas de aula dinâmicas, aprendizado em grupos e personalizado, onde o estudante possa aprender no seu ritmo e à sua maneira. O congresso trouxe também informações sobre o ensino presencial versus EaD nas IES, e a fidelização de alunos no ensino médio, entre várias outros temas interessantes.

Na quarta-feira, o GEduc  mostrou a importância do RH atuar mais no estratégico ao conhecer o mercado, construir alianças e participar das decisões que interferem diretamente nos colaboradores. O VII Fórum de Gestão de Pessoas expos alguns modelos, como do MC Donalds e da Coca Cola, sobre como reter os talentos e engajá-los a atingir os objetivos das organizações.

Voltado para a área financeira, o workshop Gestão de Custos como Diferencial Competitivo e Estratégico apresentou maneiras de como aumentar o lucro gerenciando os custos das instituições.

Com todos estes temas e pensamentos para os gestores, como aplicar novas ideias? O III Fórum de Inovação Educacional, realizado também no segundo dia do evento, mostrou algumas possibilidades como o uso de plataformas adaptativas para auxiliar no aprendizado e necessidade da flexibilidade no ensino, podendo o aluno estudar em qualquer lugar e em qualquer horário.

Ainda no dia 27 de março, os vencedores do PNGE 2014 – Prêmio Nacional de Gestão Educacional & Prêmio Gestor Educacional do Ano – abriram o II Colóquio de Práticas Bem Sucedidas comentando um pouco sobre as suas práticas de sucesso. Na sequencia, todos os participantes presentes também puderam expor suas ações e trocar experiências. Para conhecer os projetos, acesse o site www.humus.com.br/pnge.

O I Fórum de Qualificação Docente, realizado na sexta-feira, último dia do GEduc 2014, auxiliou os gestores a prepararem os professores para a nova realidade. Foi realizado também um workshop sobre aulas interativas e inovadoras, onde os participantes puderam entender, de forma prática, um pouco mais sobre novas ferramentas para serem utilizadas em classe.

Neste mesmo dia, a X Jornada de Marketing Educacional finalizou o GEduc mostrando a relevância de o departamento de comunicação e marketing também estar antenado com o novo comportamento dos estudantes para atingi-los de modo eficiente e fidelizá-los. A instituição precisa estar presente na web, mantendo seu site atualizado, com conteúdo relevante, vídeos, depoimentos de ex-alunos e sendo acessível no celular. A atividade trouxe novidades em Inteligência de Mercado e também sobre o branded content, uma maneira eficaz de utilizar o entretenimento para promover marcas. Também foram apresentados caminhos para a retenção e a captação de alunos.

O GEduc abrangeu todas as áreas das instituições educacionais, mostrando que é possível se adaptar às novas situações, aumentando cada vez mais o interesse dos alunos. Como diria Charles Darwin: “Não são os mais fortes que sobrevivem, nem os mais inteligentes… Mas sim os que melhor se adaptam à mudança.”.

Saiba mais:

A próxima edição do congresso será realizada nos dias 25, 26 e 27 de março.
Confira algumas fotos no site: www.humus.com.br/geduc