Estudantes brasileiros recebem o principal prêmio do design mundial

Carlos Alberto de Melo Jr e Ana Carolina Lino Buissa, alunos do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná, foram premiados no iF STUDENT DESIGN AWARD 2015

O iF STUDENT DESIGN AWARD, maior prêmio internacional de design voltado a jovens talentos, acaba de divulgar os premiados da edição 2015. Entre eles, um projeto brasileiro, dos alunos do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Paraná, Carlos Alberto de Melo Jr. e Ana Carolina Lino Buissa. Orientado pelo professor Ken Fonseca, o projeto Razor foi o 11º prêmio que o Brasil recebeu na história do iF STUDENT e o primeiro desde 2012.

Realizado anualmente, o iF STUDENT DESIGN AWARD premia 100 projetos entre os mais inteligentes, criativos e inovadores dentro de cada disciplina: Design de produto e industrial; Design de Comunicação e Multimídia; Design de Moda; Arquitetura e Design de Interiores. Neste ano, foram 13.924 inscritos de 68 países.

“Ficamos muito felizes com o resultado do iF STUDENT DESIGN AWARD 2015. Desde 2012 o Brasil não era premiado, e hoje temos que comemorar muito. Estamos tratando do principal prêmio internacional de design voltado a jovens talentos. Ter um projeto brasileiro entre os premiados demonstra todo talento e criatividade dos nossos estudantes. A meta agora é motivar os universitários e as instituições de ensino para que esse resultado positivo seja constante”, comemora Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design (CBD), escritório representativo do iF no Brasil.

O Razor, projeto criado pelos estudantes brasileiros, é um suporte de bicicletas projetado para as grandes metrópoles. Diferente dos suportes convencionais, que costumam ser fixos ao chão ou a outro adereço, o produto é um sistema prático e móvel que pode ser transportado sem dificuldade. Feito de alumínio injetado com formato robusto e traços fluídos, ele transmite confiabilidade e segurança, além de praticidade.

Carlos Alberto de Melo Jr. conta que o projeto foi feito em 2014 e que teve como referência a linguagem do mobiliário urbano de Curitiba. Para ele, por estar relacionado com a ciclomobilidade, o produto teve maior aceitação dos jurados europeus. “Por ser um prêmio muito bem conceituado e ter esse reconhecimento internacional, o iF STUDENT é um sonho para qualquer designer. Com o Razor, apresentamos um produto contemporâneo, que está ligado diretamente à rotina das grandes cidades e ao crescente apelo pela utilização da bicicleta nos grandes centros urbanos. Ainda nem caiu a ficha de que o nosso projeto foi premiado entre tantos inscritos, especialmente por ser o único brasileiro”, explica.

O professor da Universidade Federal do Paraná, Ken Fonseca, orientador do projeto, considera que o iF STUDENT DESIGN AWARD é uma ótima oportunidade para que os estudantes possam desenvolver e apresentar seus projetos inovadores, assim como aprender a comunicar de forma objetiva suas ideias para um júri com expertise internacional. “Para nós, ter um estudante premiado com o iF, também significa um reconhecimento ao nosso processo educativo”, destaca.

Centro Brasil Design

O Centro Brasil Design é uma referência no desenvolvimento do design brasileiro, especializada em idealizar, desenvolver e implementar projetos estratégicos e processos de design para a indústria e órgãos governamentais, com o objetivo de melhorar a competitividade e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Possui atuação nacional e conta com uma equipe de experts com visão holística e altamente eficientes. Mais informações no site www.cbd.org.br ou pelo telefone (41) 3076-7332.