ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL FINALIZAM DOCUMENTÁRIO SOBRE MEIO AMBIENTE

Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, as turmas do 5º ano do Colégio Santa Maria elaboraram um documentário sobre meio ambiente, tema que preocupa a todos, além de ser nossa “casa comum”.

O projeto começou com pesquisas individuais, divididas em grupos com diferentes abordagens, desde o meio ambiente interferindo na vida pessoal de cada um até o envolvimento das empresas no sentido de colaborar para não causar impactos. Em anos anteriores, a proposta era mostrar aos alunos como editar um vídeo, mas desta vez foram apresentadas todas as etapas necessárias para transformar uma ideia em um produto audiovisual.

As imagens foram captadas durante o recreio, e os estudantes produziram algumas simulações na própria escola, de algum tipo de desrespeito ao espaço utilizado pelos colegas. Eles também gravaram entrevistas com  familiares. Todo o trabalho foi supervisionado pelos funcionários do departamento de Tecnologia do Colégio, que auxiliaram os alunos em cada etapa.

“Acredito que, ao pensar sobre o assunto e envolver-se com ele, a criança passa a ter um olhar diferenciado para o seu próprio espaço, pois ao criar um vídeo, os alunos também tiveram que criar situações para transmitir uma mensagem ao outro, sem contar que eles amam fazer uso da Tecnologia”, diz a professora Veronice Leal Rocha.

De acordo com o coordenador da área de Tecnologia do Santa Maria, Muriel Alves, o projeto desenvolve competências e expressão oral e escrita, planejamento e organização, além de estimular o trabalho colaborativo no uso de uma linguagem criativa e de multimídia.