Estudantes de escolas públicas são mais decididos em relação à escolha da profissão, revela pesquisa

Quase 17 mil jovens participaram de um estudo realizado pela Universidade Anhembi Morumbi, que apontou os cursos preferidos e o perfil dos alunos que já definiram a carreira que vão seguir

Pelo quarto ano consecutivo, a Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizou um estudo com o objetivo de mapear o perfil dos alunos que estão prestes a ingressar em um curso universitário. O levantamento contou com a participação de quase 17 mil jovens do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas da Capital e Grande São Paulo, centros educacionais do maior polo de ensino superior da América Latina (Estado de São Paulo).

Entre os entrevistados, 38% são de escolas públicas, contra 62% de escolas privadas. Mas são eles os mais decididos: 62% dos alunos das escolas públicas já escolheram suas áreas de estudo, enquanto 53% dos estudantes de escolas privadas fizeram sua escolha. “Um ponto de destaque da pesquisa é o surgimento de cursos pouco comuns na escolha dos estudantes, como o de Gastronomia, que está entre as opções dos alunos”, ressalta Luciano Romano, coordenador da pesquisa na Anhembi Morumbi. Entre os cursos que figuram nos cinco mais procurados pelos alunos de instituições públicas estão:

• Administração, que manteve o primeiro lugar em 2013 e 2014;
  • Engenharia Civil, que saiu do quinto lugar em 2013 e foi para o segundo lugar em 2014
  • Psicologia
  • Medicina
  • Gastronomia

Entre os alunos de instituições privadas:

• Medicina
  • Administração
  • Engenharia Civil
  • Psicologia
  • Jornalismo

Realizado no primeiro trimestre de 2014, a pesquisa serve como referência e aponta que 58% dos estudantes ouvidos já optaram pela profissão que devem seguir, sendo que 47% já tiveram contato com a mesma, o que constata uma certeza maior na escolha. “A pesquisa ajuda a traçar o perfil do futuro universitário brasileiro”, afirma Romano. “É também um reflexo da movimentação do mercado e das profissões que mais se destacam e que, muitas vezes, acabam tornando-se a escolha dos alunos”, conclui.

Outros dados da pesquisa revelam que são as mulheres as mais decididas:  55%  contra 45% dos homens. Do total de alunos ouvidos, 54% são do público feminino e 46% do masculino.

Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com 75 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando 800 mil alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Sobre a Rede Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições de ensino que possuem mais de 40 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities

Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por mais de 75 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 800 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.

As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito,  educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede sobre temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.