Ex-aluno da Fundação Vanzolini apresenta projeto de TCC na Campus Party Brasil

Projeto foi um dos 200 selecionados para apresentação no evento

A Campus Party, maior evento de internet no mundo, que este ano recebeu oito mil “campuseiros” e 100 mil visitantes, foi palco de diversas novidades tecnológicas e apresentação de novos projetos desenvolvidos por alunos de várias áreas relacionadas a TI. Desta vez, o projeto de Emilson José Ramos Fernandes, ex- aluno do curso de MBA em Gestão de Operações da Fundação Vanzolini foi destaque no evento.

Fernandes apresentou no espaço “Startup & Makers Camp“, seu projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), cujo tema é “Desenvolvimento de uma ideia com Design Thinking e definição de um modelo de negócio para aplicativo”. O projeto consiste em uma plataforma para usuários de transportes fretados. Trata-se de um software de monitoramento que localiza o posicionamento do ônibus, recebe alerta do motorista avisando sobre atrasos e imprevistos, além de localizar outros fretados da mesma empresa.

“Atualmente existem diversos aplicativos para monitorar a localização do transporte público, do táxi e até então os usuários de ônibus fretados não tinham um serviço que disponibilizava, em tempo real, a localização destes. Assim, surgiu a ideia de desenvolver esta ferramenta e elaborei meu projeto de TCC com base nesse conceito”, releva Fernandes.

“O MBA da Fundação Vanzolini contribuiu muito para a criação da minha startup. O curso me proporcionou conhecimentos em inovação e empreendedorismo que hoje estou aplicando no meu negócio”, comenta Emilson.

Para Mauro Spinola, presidente da Fundação Vanzolini, esta iniciativa é bastante promissora. “Estamos muito lisonjeados de ter um projeto de ex-aluno apresentado, entre outros 200, na Campus Party. A conquista dele também é nossa, pois isso mostra que o comprometimento da Vanzolini com o aperfeiçoamento e o preparo do aluno para o mercado tem tido resultados e aquilo que ensinamos em sala de aula hoje, pode se tornar uma grande ideia amanhã”, enfatiza Spinola.

Este projeto será lançado no mercado em abril deste ano. Saiba mais acessando: www.e-chegou.com.br.

Sobre a Fundação Vanzolini:

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador.

A instituição também prioriza seus projetos e atividades de Educação por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. Desde 1995, pesquisa, desenvolve, implanta e gerencia soluções de educação em rede e/ou a distância, aplicando os conhecimentos da engenharia de produção, utilizando diversas tecnologias ligadas à internet, à interatividade e à TV. Mediante a qualidade e impacto resultantes desses projetos junto ao setor público e educacional, em 2003 consolidou uma área institucional específica: a Gestão de Tecnologias em Educação (GTE).

A Fundação Vanzolini é centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.