Ex-ministro da Educação e professor titular da USP, Renato Janine Ribeiro, ministra aulas sobre A Nova e a Velha Política

O ex-ministro da educação e professor titular de ética e filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Renato Janine Ribeiro, ministra a partir de amanhã (21/09), às 20h, na Casa do Saber, quatro encontros tendo como tema A Nova e a Velha Política.

A Nova e a Velha Política: O descontentamento político e certa inclinação de comprometimento com a ética seriam um bom direcionamento para uma renovação das ferramentas e decisões do poder. Mas quais as formas para orientar e pautar as discussões políticas hoje, minimizando os efeitos do pragmatismo e os desejos de certa forma vagos de parte da população? Entre os hábitos de uma “velha política” e as perspectivas abertas por uma “nova política”, quais as reais possibilidades de mudança? Os encontros tratam dos pontos mais relevantes do debate atual em busca de soluções, propostas e alternativas ao modelo atual de se definir rumos e dirigir um país.

Renato Janine Ribeiro

doutorou após defender mestrado na Sorbonne. Foi professor visitante em Columbia University (NY) e diretor de avaliação da Capes. Tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, a república, a cultura política brasileira. Entre suas obras destacam-se A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000), vencedor do Prêmio Jabuti em 2001, e A universidade e a vida atual – Fellini não via filmes (2003). É colunista do Valor Econômico.

Serviço:

A Nova e a Velha Política com Renato Janine Ribeiro