Expansão: Como ampliar a sua escola?

A expansão de uma instituição de ensino – seja através da abertura de uma nova unidade escolar, a mudança para um espaço maior ou até mesmo a ampliação de etapas de ensino ou a oferta de novos cursos – envolve, de certa maneira, a elaboração de um projeto eficaz e bem detalhado contendo planejamentos assertivos e resoluções para os aspectos estruturais, legais e pedagógicos.

Para além dos elementos que envolvem todo o planejamento, a expansão da instituição de ensino promove alguns pontos positivos, como o aumento da concorrência; a diversidade de escolas com diferentes filosofias e metodologias de ensino; e, “para a instituição que aumenta sua capacidade física, aumenta também sua lucratividade, oferta mais espaço físico e ambientes colaborativos para os seus clientes e sua competitividade no segmento”, afirma Marizane Piergentille, pedagoga e diretora de educação da Rede Adventista do ABC e Litoral.

PLANEJAMENTO

Uma das primeiras características que devem ser observadas para traçar a expansão de uma escola é manter o foco no planejamento – e não apenas no planejamento financeiro. De acordo com Marizane, uma escola precisa de 120 dias após a construção e todas as autorizações reunidas, para enviar o pedido de expansão e/ou de implantação para a diretoria de ensino vistoriar e realizar as diligências.

“Normalmente são escolhidos 3 supervisores para determinar se a escola está preparada para a expansão. Esse planejamento é necessário, pois pode acontecer de terminar de construir uma escola em dezembro e não ter tempo de começar as aulas no ano seguinte porque não preencheu o prazo de requisitos da diretoria de ensino”, diz a diretora. Outro ponto é se atentar ao local onde acontecerá a expansão. “Uma construção possui demandas com vizinhos, tem RIT (Relatório de Impacto de Trânsito), precisa verificar se a rua comporta o número de carros que irá receber, como é o fluxo, etc.”, alerta.

ASSESSORIAS

Dentre os procedimentos que devem ser trilhados para abrir uma instituição de ensino ou, até mesmo, entrar em um processo de regularização, conhecer as questões legais e estudar a legislação educacional são fatores fundamentais. “Uma assessoria para auxiliar nos aspectos legais pode ser relevante”, afirma Marizane. “Se você não tiver o domínio sobre as informações legais, a indicação é que procure a diretoria de ensino para compreender as orientações sobre todas as questões jurídicas da prefeitura, de engenharia, e outras informações”, completa.

Outra dica de assessoria, que pode auxiliar na divulgação do projeto de expansão, é o enfoque no marketing escolar. “Hoje, todo o marketing na Rede Adventista deixou de ser físico e passou a ser digital. Banimos os folhetos e outdoors e focamos no marketing digital, e isso nos resultou em 30% a mais de alunos novos matriculados para 2022”, explica a diretora. (RP)

Saiba mais:
Marizane Piergentille – [email protected]