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Guia para Gestores de Escolas

Fachadas: Atrativo visual

Estética, identidade e comunicação visuais são elementos necessários para todas as instituições de ensino. A comunicação visual de uma escola – tanto interna como externa – agrega aspectos de ferramenta de marketing, de criatividade, da missão e dos valores do colégio, aproximação com seu público-alvo, captação de novos alunos, assim como memórias significativas e afetivas que foram construídas com o espaço.

ÁREA EXTERNA

Na área externa, o conjunto estético das fachadas, em especial, é uma importante área comunicativa e que deve ser pensada e projetada com atenção. “A comunicação visual externa é muito importante”, diz Claudinei Aguila, empresário da área de comunicação visual, “pois é através dela que grande parte dos clientes decidem conhecer o colégio e optam por matricular o seu filho na instituição de ensino. A fachada é uma das partes mais importantes do marketing de uma escola, já que ela está fazendo a publicidade do colégio por 24 horas com o custo fixo”, completa.

De acordo com o empresário, uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que uma fachada bonita e atraente é responsável pelo aumento de 40% no faturamento de uma escola. “Todo mundo quer ver o seu filho estudando em um colégio bonito, com design diferente e elegante”, afirma. E para ter uma fachada atraente, Aguila indica alguns elementos e materiais que podem ser utilizados: o ACM é um material versátil com custo-benefício interessante e traz uma beleza se mesclado com letras caixa em relevo, elementos 3D vazados decorativos, iluminação por LED, tanto das luminárias embutidas como o neon LED pode ser utilizado como um conjunto atrelado.

BUSCANDO FORNECEDORES

Para as gestoras e os gestores escolares que pretendem reformular a identidade visual externa da fachada, o empresário do setor ressalta algumas dicas que podem ser seguidas. No momento da busca por fornecedores que trabalham com esse segmento de comunicação visual, a principal recomendação é fazer uma busca detalhada de empresas sérias, olhar o histórico das empresas e checar se a empresa escolhida cumprirá a proposta e entregará um trabalho visualmente bonito. Essa busca minuciosa, diz o empresário, previne problemas futuros, como empresas que não oferecem a solução ideal em comunicação visual, com uma fachada ineficaz e feita com materiais de baixa qualidade, além de empresas que não entregam aquilo que apresentaram como layout de projeto.

“É importante checar muito bem as empresas e buscar referências, ligar para alguns dos serviços que eles fizeram e confirmar se realmente é uma empresa idônea. Verificar a avaliação da empresa no Google e também no site Reclame Aqui pode ser como uma ferramenta nesse processo de busca, entendendo o que os clientes acharam dos serviços e as reclamações encontradas”, alerta Aguil. “E salientar que quem compra preço não compra qualidade. Quem faz errado faz duas vezes. Desconfie do barato, pois ele pode sair muito caro!”, finaliza. (RP)

 

Saiba mais:
Claudinei Aguila – [email protected]

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