Ferramentas facilitam a comunicação entre os pais e a escola na Educação Infantil

É muito comum os pais acharem que os filhos pequenos vão para a escola para brincar, pois apenas isso transparece aos adultos. O Colégio Santa Maria, na zona sul da capital, desenvolveu um blog para cada turma da Educação Infantil com o objetivo de informar aos pais o que envolve cada atividade aplicada dentro e fora da sala de aula.

“Com a criação do Blog das Classes, tornamos mais visível a intencionalidade da Educação Infantil, que é o compromisso com o desenvolvimento de habilidades, a rotina na escola, etc”, afirma a orientadora pedagógica do segmento, Karine Ramos.

Todas as atividades passam pelo processo da vivência, da experiência e da produção de conhecimento. Um singelo contato com um jabuti, por exemplo, leva o aluno mirim a aprender sobre a alimentação, a reprodução e o habitat do animal. Nesse sentido, a criança desenvolve a habilidade de falar, de ouvir, de identificar, de nomear, de registrar, de apreciar, acolher e cuidar.

Em um projeto chamado “Click Click”, por exemplo, onde as crianças saem pelas áreas externas para fotografar, o objetivo não se limita ao registro das árvores e de todos os elementos da natureza que existem do lado de fora da sala de aula, mas tem a intenção de despertar a investigação e a curiosidade.

Além do registro dos projetos, o blog contém espaço para que os pais façam comentários no portólio das séries. Mais uma ferramenta para  integrar as famílias no processo de formação do aluno.