Festas/Eventos: Festividades à vista

Diversão, interação, celebração, entrosamento. Esses elementos, acoplados e distribuídos na extensa agenda escolar – repleta de compromissos, estudos, tarefas e planejamentos que compõem todo o ano letivo – destacam momentos peculiares a todos e todas que participam da comunidade escolar.

“As celebrações de datas comemorativas, apresentações artísticas, festivais e torneios esportivos, entre outros se tornam importantes dentro da comunidade escolar pelo caráter pedagógico que buscamos infundir em cada uma dessas ocasiões”, diz Dionéia Menin da Silva Oliveira, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Albert Sabin, unidade parceira do Sistema de Ensino Poliedro (SP).

De acordo com a coordenadora, cada festa e/ou evento é, também, uma oportunidade de apresentar um pouco do trabalho desenvolvido na escola, na demonstração de habilidades e conhecimentos diversos dos alunos. “É importante ressaltar que, sempre que um de nossos eventos envolve algum tipo de apresentação artística, há uma pesquisa por parte dos alunos que, orientados por seus professores, tornam-se os protagonistas do evento, a fim de inserir a festa em um contexto social e histórico significativo”.

O processo de construção das festividades – sejam elas temáticas ou celebrações de término de cursos, como as formaturas, por exemplo – revelam uma aproximação e interação entre famílias-alunos, além de suscitar um sentimento de pertencimento dos responsáveis na vida escolar dos estudantes.

“Um evento não deve ser encarado como mera ‘distração’ ou ‘ocupação de calendário’. São nos eventos bem produzidos que ocorrem o estreitamento dos laços entre a família e a escola, podendo até mesmo ocorrer a captação de novos clientes por meio da visita feita por tios, primos e afins. O diálogo entre a escola e a família pode ser afetado pela burocracia do dia a dia e é nos eventos que as barreiras costumam cair, o que é produtivo para ambas as partes”, destaca Arthur Vivaqua, Coordenador de Planejamento do Centro Educacional Polegar, unidade parceira do Sistema Poliedro, em Campos dos Goytacazes (RJ).

Pensando na estruturação dos eventos, Maria do Carmo Rossler de Freitas, coordenadora pedagógica do Colégio Doctus (Campinas, SP), menciona algumas dicas, como: “O que recomendo é que, primeiro, veja a necessidade do evento desde enfeites até comidas, bebidas, segurança e faxineira. Depois devem ser selecionadas as pessoas que vão cuidar de cada setor, inserindo cronograma e datas, fazendo assim um checklist do evento como decoração, acessórios, etc.” (RP)

Saiba mais:
Arthur Vivaqua – [email protected]