FIA é a primeira faculdade no Brasil a selecionar alunos do ensino médio com base no diploma IB

Coerente com foco em internacionalização e inovação, a  FIA (Fundação Instituto de Administração) tornou-se a primeira faculdade do país a aceitar o certificado IB (International Baccalaureate) de alunos graduados do ensino médio, que é aceito internacionalmente desde 1968. O IB é um programa de estudos e avaliação nos dois anos finais do ensino médio, com o qual aluno aprovado ganha trânsito livre (de acordo com suas notas) em instituições acadêmicas de diferentes partes do mundo. Com um conceito abrangente, um dos principais objetivos é poder educar jovens, não somente por meio das disciplinas tradicionais, mas em idiomas adicionais, visão global, e que além de tudo, saibam pensar de forma crítica e analítica, preparando-os para os desafios da vida profissional.

A parceria entre a FIA e as escolas IB no Brasil abre a oportunidade de se optar por uma instituição de ensino de ponta também no Brasil, já que, até então, o certificado era aceito apenas em universidades fora do país. Apresentando pontuação necessária, o aluno pode participar de imediato do processo seletivo do curso de Graduação da FIA, uma de apenas quatro escolas de administração de São Paulo que tem nota máxima 5 no MEC e também 5 estrelas no Guia do Estudante.

“A parceria é mais um passo para agregar qualificação na nossa sala de aula. O vestibular tradicional é um instrumento ultrapassado de seleção, com foco muito restrito, e que é usado somente em países em desenvolvimento. A formação destes alunos aprovados no IB é muito ampla, e eles trarão, com certeza, uma visão de mundo bastante abrangente, elevando as discussões em sala de aula. Mais uma vez, a FIA é pioneira, o que nos deixa muito orgulhosos. Acredito que esta será uma tendência a ser seguida também por outras instituições”, afirma James Wright, Diretor da Faculdade FIA de Administração e Negócios (FFIA).

O diploma BI é um certificado de conclusão do ensino médio aceito pelas principais universidades ao redor do mundo. Atualmente o programa é ministrado em três idiomas: inglês, espanhol e francês, e existem no mundo 4.096 escolas que fornecem o Diploma IB em 147 países, com a correção das provas feitas de maneira centralizada fora do Brasil. No Brasil, são apenas 20 escolas de ensino médio autorizadas a fornecer o diploma.

“O IB é acolhido nas melhores universidades do mundo, mas faltava uma instituição brasileira de renome, que aceitasse nossos alunos – internacionais ou locais. A FIA entendeu a importância do programa e abriu espaço para a oportunidade. Atualmente, cerca de 25% de nossos alunos desejam continuar os estudos no Brasil”, afirma Antônio Amaral Cunha, representante da IB no Brasil e coordenador do IB diploma na Escola Graduada (American School of São Paulo).

As inscrições podem ser feitas para o segundo semestre, com início em agosto. Para mais informações sobre como participar, acesse: www.fia.com.br/graduação

Sobre a FIA

Eleita por três vezes como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 35 anos de atuação no setor. Hoje mantenedora da Faculdade FIA de Administração e Negócios, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Em 2015, os alunos da Graduação FIA ganharam o 1º lugar no Sustainable Business Model Competition, em Nova York, disputado com equipes de 107 escolas de todo o mundo.