Financiamento coletivo: Caleidos busca realizar projeto de dança nas escolas

Por meio do site Catarse é possível fazer as doações para projeto “Leituras da Dança” que leva dança contemporânea as escolas públicas da capital paulista

Levar a dança contemporânea para dentro das escolas públicas e oferecer uma nova realidade a centenas de crianças: esse é um dos objetivos do projeto “Leituras da Dança”, desenvolvido pelo Instituto Caleidos, em São Paulo. Projeto que pretende atingir 2400 crianças da rede pública de ensino da capital paulista. Porém para que este projeto saia do papel, o Instituto está buscando apoio financeiro por meio do site Catarse, plataforma eletrônica de financiamento coletivo de projetos.

“O projeto Leituras da Dança é um projeto único e muito especial que visa levar a dança contemporânea para as escolas públicas da cidade de São Paulo. Esse projeto tem três focos principais: as crianças, os professores e o ensino público” explica Isabel Marques, diretora do Instituto Caleidos e diretora do Caleidos Cia de Dança. “O projeto Leituras de Dança irá unir os artistas do Caleidos Cia de Dança, os professores da rede pública e os alunos da rede pública numa ação promovida por aqueles que acreditam que arte e educação devem caminhar juntos”, complementa Fábio Brazil, diretor do Instituto e do Caleidos Cia de Dança.

Desde o dia 11 de agosto, os interessados em contribuir já podem fazer suas doações. O valor mínimo é de R$ 20. As doações são feitas diretamente pelo site por meio de pagamento via cartão de crédito / débito ou pelo PayPal.  Quem fizer uma doação ganha o que o site chama de ‘recompensa‘, ou seja, o Instituto retribui as doações com ingressos para a temporada 2014/2015 do Caleidos Cia de Dança, participação nos cursos do Instituto, kits com livro e DVD, entre outros. As recompensas variam de acordo com o valor doado. O prazo para cumprir a meta é 10 de outubro de 2014. “Quando alcançarmos nossa meta teremos atingido 2400 crianças. Isso quer dizer também 2400 famílias, pois as vivências que as crianças tem com a dança com certeza serão levadas para os irmãos, para os pais e todo núcleo familiar”, enfatiza Isabel.

No total, o Instituto precisa passar por três fases. A primeira no valor de R$ 35 mil, a segunda de R$ 75 mil e a terceira e última no valor de R$ 105 mil. Em cada fase o Instituto desenvolverá novas atividades com um público que irá aumentar gradativamente em cada etapa.  “Eu nunca vou me esquecer do depoimento de uma criança logo após o espetáculo do Caleidos. Ela disse ‘eu senti um show dentro de mim’. Isso foi inesquecível e nos queremos que mais crianças sintam esse show dentro delas”, disse Isabel Marques ao falar da importância desse projeto para as crianças.

Sobre “Leituras da Dança”

O projeto “Leituras da Dança” teve sua primeira edição realizada no ano de 2011, quando foi contemplado no “Concurso de Apoio a Projetos de Promoção do Acesso à Cultura, da Difusão Cultural e da Formação de Público no Estado de São Paulo/2010”. Para a realização da segunda edição, o Instituto decidiu optar pelo apoio e contribuição dos amigos, parceiros e artistas que acreditam no trabalho do Caleidos Cia. de Dança e do Instituto Caleidos.

De acordo com os diretores do Instituto, o projeto partiu da pergunta: a frequentação esporádica e as apresentações de espetáculos isolados nas escolas garantem a formação de público e a educação de leitores da dança na comunidade escolar? A falta de acesso de estudantes e professores das escolas públicas à linguagem da dança como arte no próprio universo escolar faz com que esse público fique à mercê da mídia e dos contatos casuais levando, muitas vezes, a práticas ingênuas e esvaziadas dessa arte.

Este projeto propõe atividades de cunho educativo, que permitem a integração entre arte e educação, entre artistas e público, entre arte e cidadania, ou seja, atividades de educação e arte voltadas para o mesmo objetivo – a educação de público, a integração entre cultura e educação e a ampliação do conhecimento em dança. Assim, esse projeto lança pontes entre apreciação da dança, seu fazer pedagógico nas escolas e a formação de leitores da dança/mundo.

Sobre o Instituto Caleidos

O Instituto Caleidos foi criado no ano de 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em sua nova sede, desde 2011 (Lapa/SP), o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde a sua fundação, o Instituto Caleidos notabilizou-se por abrigar artistas, professores e público em geral por meio de seus projetos e propostas artístico/educativas. O Instituto Caleidos já realizou trabalhos para diversas organizações sociais e governamentais entre elas Ministério da Educação, Unesco, Funarte, Secretarias Estaduais de Educação dos estados do Pará, Paraná, Goiás, São Paulo, Pernambuco, além de atuar em diversos eventos como a Bienal Internacional de Dança de Fortaleza, Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Londrina, entre outros.