fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fintechs marcam presença na Bett Brasil 2022

Empresas que reúnem tecnologia e serviços financeiros participam como expositores na 27ª edição do evento

Na atualidade, os serviços digitais alcançaram proporções inimagináveis, atravessando todo o nosso cotidiano, reverberando, também, nos setores educacionais. Nos últimos anos, avistamos um surgimento expressivo de edtechs, ou seja, startups especializadas em educação. E, agora, observamos algumas ramificações, como as fintechs – empresas que unem tecnologia e serviços financeiros – que participam pela primeira vez da edição presencial da Bett Brasil Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que ocorre até sexta-feira (13) no espaço Transamerica Expo Center. Confira abaixo dois expositores e seus destaques:

ECOSSISTEMA FINANCEIRO

O Educbank, principal ecossistema financeiro dedicado à educação básica, está presente com um ambiente próprio na feira, além de ações e atividades diversificadas, como o pré-lançamento do primeiro livro do Instituto Educbank, intitulado “Transformações da escola e do cenário educacional no Brasil: novas percepções e novos caminhos” – que conta com especialistas do setor e renomados autores, como Claudia Costin, Mozart Ramos, Ana Maria Diniz, Maria Helena Guimarães de Castro, Débora Garofalo, entre outros – e, ainda, a participação de Danilo Costa, fundador da companhia, no Fórum de Gestores sobre a saúde financeira das escolas.

No estande, o grupo possui três experiências sensoriais. Com óculos de Realidade Virtual, o visitante vivencia uma montanha-russa, representando as turbulências associadas com a rotina de um mantenedor que, ao final do trajeto, terá uma surpresa. Há ainda uma atividade de Realidade Aumentada, que dará opções de escolha de uma carreira profissional, interagindo com um totem e, posteriormente, terá a opção de fazer uma foto. E, por fim, a fintech terá a inauguração do Museu da Inadimplência com um display horizontal emoldurado, onde serão apresentadas imagens de profissionais de educação em situação de frustração e tensão devido aos problemas financeiros.

A ideia é conscientizar quem comparecer ao estande sobre a urgência do tema, propondo alternativas e soluções financeiras que sanam definitivamente o problema crônico que é a inadimplência. “Nosso objetivo é que a inadimplência seja uma peça ‘histórica’, exposta em um museu do passado, para refletirmos o impacto negativo, tanto acadêmico quanto institucional, para pensarmos o futuro das escolas sobre esse novo ângulo”, enfatiza Danilo Costa, fundador do Educbank.

Durante o encontro, o Educbank aplicará uma pesquisa baseada no relatório da UNESCO sobre o futuro da Educação, intitulado “Reimaginando juntos nossos futuros: Um novo contrato social para a educação”. A pesquisa, de múltipla escolha, tem o intuito de trazer à tona três questionamentos que constam no relatório da UNESCO: o que devemos deixar de fazer, o que devemos continuar fazendo e o que devemos criar para melhorar a qualidade da educação brasileira. O levantamento, que respeitará o anonimato dos respondentes, estará disponível em totens no estande, como também em tablets móveis. No último dia da feira, haverá um sorteio de um brinde a um dos participantes da pesquisa.

MENSALIDADE GARANTIDA

O EduPay, primeira fintech voltada à gestão financeira de escolas do Brasil, lança durante o evento o produto Mensalidade Garantida – que traz previsibilidade financeira para as escolas da educação básica manterem suas contas sempre em dia. O EduPay Mensalidade Garantida vai oferecer receita todos os meses para as escolas, mesmo que haja inadimplência das mensalidades por parte dos pais.

Anderson Morais, CEO da startup

“Devido à pandemia, estimamos que hoje 70% das escolas têm problemas para fechar as contas. Ao garantirmos receitas previsíveis todos os meses, as escolas passam a ter inadimplência zero, saem do vermelho e começam a operar no verde”, é o que garante o Anderson Morais, CEO da startup.

O novo produto funcionará da seguinte maneira: as escolas passarão por um processo de análise da gestão financeira. Após a aprovação, receberão mensalmente a receita garantida, mesmo que as famílias atrasem os pagamentos, com um desconto de administração que será variável de acordo com o tamanho e a gestão da escola. A fintech assume, então, o processo de cobrança das mensalidades junto às famílias. “A expectativa do EduPay Mensalidade Garantida é de, no primeiro ano de atuação, apoiar cerca de 600 escolas no Brasil, o que geraria previsibilidade financeira na gestão de 200 mil alunos e gerenciando recebíveis de aproximadamente R$250 milhões”, afirma o CEO.

A gestão financeira é um desafio nesse segmento, já que as escolas geralmente são administradas por profissionais de educação e passam por problemas de gestão, como: falta de equipe especializada para cobranças, baixo fluxo de caixa, custos altos com fornecedores, gastos com reformas e pagamento de pessoal.  “Com segurança financeira, as escolas poderão planejar expansões e gerenciar melhor o tempo, focando na área pedagógica”, destaca Morais.

O EduPay é a primeira plataforma de gestão de pagamentos de escolas do Brasil. Hoje atua no processo de inovação, automação e relacionamento das cobranças escolares, com funcionalidades de automação de cobranças, diversificação dos meios de pagamento (boleto, Pix e cartão de crédito), cobrança de juros e multas automáticas. Seu desenvolvimento é feito em conjunto com a principal edtech do mercado brasileiro, a Agenda Edu, plataforma líder em comunicação e engajamento escolar que atende mais de 3 mil escolas e conta com 2 milhões de usuários. “Utilizaremos toda a nossa expertise da Agenda Edu de relacionamento com os pais no processo de cobrança do EduPay, garantido a satisfação das escolas e das famílias. Nosso objetivo é que a rotina e comunicação da escola junto com financeiro escolar estejam sempre em dia com as nossas soluções”, conta Anderson Morais.

A Agenda Edu também participa e apresenta novidades ao público durante a Bett Educar. As integrações com sistemas de gestão empresarial como TOTVs e ActiveSoft e logins integrados com Microsoft, Apple e Google estão entre as inovações do aplicativo. As atualizações pretendem gerar maior praticidade, automação de processos e otimização do tempo da gestão e comunicação escolar.

BETT BRASIL 2022
Data: 10 a 13 de maio de 2022
Horário: das 9 às 19 horas
Local/Endereço: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP)
Site Oficialhttps://brasil.bettshow.com/home

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados