fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Acampamentos e Excursões

Matéria publicada na edição 26 | Março 2007 – ver na edição online 

Roteiros de um dia, acampamentos e viagens de formatura devem ser cuidadosamente organizados pela escola. Para isso, o ideal é contar com os serviços de empresas especializadas.

Para organizar com tranqüilidade acampamentos, excursões e estudos do meio é fundamental contar com empresas parceiras que ofereçam serviços de primeira qualidade. Afinal, é a segurança e o aproveitamento pedagógico de seus alunos que está em jogo, além da diversão, que não pode faltar.

Para Mirian Mingoranse, diretora da Ônix Eventos, que há 10 anos organiza estudos do meio, para que o passeio seja sucesso é necessário que toda a equipe funcione corretamente.  “Dependemos do transporte, da responsabilidade do motorista e da qualidade do monitor. É um conjunto, incluindo a agência, no qual a escola deve confiar”, atesta. A qualidade dos monitores é fundamental, acredita Mirian. ”Um aluno nunca pode ficar sem resposta”, diz. A Ônix trabalha com alunos da Educação Infantil à universidade, realizando das mais rápidas saídas de um dia, como a museus ou zoológico de São Paulo, até viagens como o Sítio do Pica-pau Amarelo, em Taubaté, Campos do Jordão, cavernas do Petar, cidades históricas, em Minas Gerais, Parati, Santos ou Salesópolis, entre outros. “Atendemos as pretensões da escola, inclusive exposições itinerantes, como as da Oca e da Faap”, esclarece.

Viagens de formatura e acampamentos são o foco da MFK Turismo Estudantil. Michael Fetter Kirst, diretor da empresa, acredita que o passeio ou viagem deve funcionar como um marketing positivo para a escola. A viagem de formatura para Santa Catarina é um dos destaques da empresa. “Só vendemos o pacote completo, com todas as refeições e passeios já predefinidos e pagos”, diz Michael, ressaltando que as casas noturnas são fechadas para receber os alunos. Três monitores por ônibus acompanham os alunos 24 horas por dia, aplicando durante a viagem a metodologia da “disciplina de ação”, mantendo os jovens ocupados durante todo o tempo. Para formandos de 8ª série, a MFK dispõe do acampamento em Ibiúna, com tenda para baladas e hospedagem em barracas de alto padrão, montadas em espaços reservados e cobertas por uma armação de bambu e lona e cercadas por cerca viva. A empresa ainda conta com unidades de acampamento em Interlagos e Itu. “Dispomos de locais diferenciados para cada faixa etária”, afirma. Outra atração é o passeio para as cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), ideal para o 1º e o 2º anos do Ensino Médio.

Ricardo Machado, diretor da Mackay Viagens e Turismo, acredita que é preciso atender a expectativa da escola em relação a uma viagem com os alunos. “A escola nos dá sua necessidade e montamos o passeio. Nada é fechado, tudo fica a critério do que a escola pretende”, aponta. Este ano, a empresa fechou uma parceria com o Rio Quente Resort, em Goiás, para atender formandos de 8ª série ou 3º ano do Ensino Médio. “Toda a estrutura do resort estará voltada para as escolas, em outubro”, conta. A empresa também tem parceria com a TAM para roteiros aéreos. Há inúmeras outras opções de roteiros, como balonismo nas cidades de São Pedro, Piracicaba ou Boituva, canoagem em Brotas, Juquitiba, Caconde ou São Luís do Paraitinga, e outras localidades onde é possível abusar dos esportes radicais e dos passeios ecológicos. A viagem para Beto Carrero World, em Santa Catarina, também é recomendada para grupos de formandos.

Diferentemente das viagens de formatura ou de maior distância, há os passeios de um dia, conhecidos como day-camps. A Sitiolândia atende especialmente alunos da Educação Infantil à 4ª série nessa modalidade de passeio. A área, de 80 mil metros quadrados, fica na Serra da Cantareira, vizinho ao Parque Estadual da Cantareira, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de São Paulo, e oferece trilhas ecológicas, escalada na floresta, tirolesa, campo de futebol, horta, pomar, estufa e animais de fazenda. Entre as atrações, estão animais da pré-história (fóssil de um tiranossauro rex em tamanho real); safári com animais temáticos, como  elefante africano em tamanho real, iguanas verdes, tucano e arara vermelha; temas folclóricos, como o bumba-meu-boi e a festa dos bois Garantido e Caprichoso, além da possibilidade de desenvolver com as crianças projetos ambientais, trabalhando a conscientização ecológica, a reciclagem e a preservação da natureza. “Nossa floresta esconde uma biodiversidade impressionante, com nascente de água, árvores e vegetação da Mata Atlântica”, resume Marco Aurélio Verzolla, diretor comercial da Sitiolândia. O local ainda conta com programações culturais diversificadas a cada mês, temática referente ao assunto. Em março, o destaque é o circo; em abril, o projeto indígena (com índios guaranis, arco e flecha e comida típica indígena); em maio é trabalhado o incentivo à leitura (com o teatro “Mundo das letras” e reciclagem de papel); junho é mês de Festa Junina: julho, férias na Sitiolândia; em agosto é mês do folclore; em setembro acontece o projeto ambiental; em outubro, mês das crianças; novembro é a vez do projeto rural e dezembro é o Natal na Sitiolândia.

Já a Fazenda Monjolinho é uma opção para as escolas que decidem levar seus alunos para uma temporada em um acampamento. Localizada a 190 km de São Paulo, no alto da serra da Estância Turística de São Pedro, entre Brotas e Piracicaba, o local conta com duas cachoeiras, entre elas a Cascata do Saltão com 80 metros de queda, duas piscinas, campo de futebol, lago com cabo aéreo, entre outras atrações. Mas o grande diferencial do Monjolinho está em desenvolver acampamentos temáticos, personalizados para a escola. “A escola pode escolher alguns de nossos temas, como os quatro elementos da natureza, que ressalta a conscientização da preservação ambiental, lendas, que trabalha fábulas, ou a Terra do Nunca, que privilegia a importância do brincar na infância. Mas também desenvolvemos projetos exclusivos para a escola, de acordo com a faixa etária”, orienta Luiz Aurélio Chamlian, diretor da Dinâmica Treinamento e Lazer e responsável pela parte operacional, de recreação e lazer do Monjolinho. Os monitores da Dinâmica são universitários ou formados nas áreas de Educação Física, Turismo, Artes, Pedagogia e Agronomia. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, privilegiando o contato com o acampante e o profissionalismo. Independente da estrutura do acampamento, é importante que a escola verifique com quem os alunos ficarão. Nosso valor está justamente no monitor”, considera. Chamlian, que é professor de Educação Física, pós-graduado em Lazer e mestre em Educação e há 17 anos trabalha com acampamentos educativos, complementa que é essencial dialogar com a escola para entender o que ela busca no acampamento. “Através da beleza natural do Monjolinho podemos vivenciar valores educacionais, como integração, o contato com a natureza e o viver em comunidade”, completa.

A qualidade do transporte é fator primordial para o sucesso de um passeio, seja ele um day-camp próximo à escola ou a saída para um acampamento em outra cidade. Ana Claudia Luiz, diretora comercial da Play Bus, empresa de transporte especializada em fretamentos e excursões escolares, afirma que um dos grandes diferenciais da Play Bus é o fato de seus motoristas conhecerem os principais destinos das escolas. “As excursões escolares são feitas para locais específicos. Nossos motoristas conhecem esses locais, as melhores rotas de acesso e conseguem chegar em tempo hábil”, acredita.

Há 15 anos no mercado, a Play Bus é fornecedora do Hopi Hari em linhas fretadas que saem de São Paulo em direção ao parque. Ana Claudia frisa que a empresa possui credenciamento nas agências reguladoras, como Sptrans, Artesp, EMTU e ANTT. Conforme o roteiro – municipal, intermunicipal, estadual ou federal – o ônibus está sujeito a fiscalizações, daí a necessidade da empresa ser credenciada. A Play Bus possui uma frota com 38 ônibus turismo e três microônibus. Todos passam por vistoria anual dos órgãos competentes. “Para passar por essa vistoria, o ônibus tem que estar em ordem. A partir do momento em que há credenciamento e vistoria nos veículos, o índice de quebra é muito pequeno”, aponta. Os ônibus também contam com seguro, com a cobertura de RCO – Responsabilidade Civil Ônibus. Os motoristas também são orientados a saber lidar com os excessos nas viagens, especialmente dos adolescentes. “O motorista não deve impor disciplina durante a viagem, mas se ele percebe um aluno colocando a mão para fora do ônibus, deve chamar a professora e avisá-la do risco”, finaliza.

Como escolher o acampamento:

Escolher o acampamento para onde seus alunos irão viajar é uma grande responsabilidade para a escola. Para não se arrepender da escolha, é preciso tomar alguns cuidados. “Em primeiro lugar, recomendo que a escola verifique qual a proposta da viagem e se o acampamento tem condições de atingir esse objetivo”, afirma Marco Antonio Vivolo, diretor presidente da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE). A proposta da escola pode ser, por exemplo, promover a integração dos alunos, integrar alunos e professores ou encerrar uma atividade iniciada no colégio. A socialização e o desenvolvimento da autonomia do aluno também são aspectos esperados em um acampamento. “O acampamento é uma atividade educativa. A recreação é um meio para que se atinja as finalidades propostas”, avalia.

A partir daí, a escola deve analisar as condições físicas e de recursos humanos do acampamento. Itens essenciais são a relação do número de acampantes por monitor, número de refeições e cardápio e procedimentos em casos de emergências médicas. “Recomendamos que sejam consultadas duas ou três escolas que já utilizem aquele acampamento”, diz o diretor da entidade. “A relação entre a escola e o acampamento é uma relação de confiança”, finaliza.

Serviço:

ABAE – Associação Brasileira dos Acampamentos Educativos
11-5096-5939
www.abae.org.br

Fazenda Monjolinho

MFK Turismo Estudantil
11-3207-6901
[email protected] | www.mfkturismo.com.br

Mackay Viagens e Turismo
11-4502-2220

Ônix Eventos
11-6231-4871
[email protected] | www.onixeventos.com

Play Bus
11-6198-3344
www.playbus.com.br

Sitiolândia
11-6232-4224
www.sitiolandia.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!