Fique de Olho – Acessibilidade

Respeito, igualdade, alteridade, combate ao preconceito, erradicação da discriminação social. Pensar, então, na igualdade como princípio básico de vida, é importante trazer este recorte para a educação de base, já que o primeiro contato externo (além do aspecto familiar) é a escola – local que abrigará conhecimento, vivências, experiências e todo e qualquer tipo de evolução particular e coletiva, com o intuito de formar cidadãos preparados para encarar desafios do universo corporativo e social.

Assim, na escola, deve existir banheiros adaptados, rampas, elevadores, portas e corredores com largura mínima obrigatória, sinalizações, rotas acessíveis, vagas específicas de estacionamento, além de questões físicas em torno da escola, com entrada e saída livre de barreiras. É preciso, então, programar modelos acessíveis, espaços adequados para o seu uso e deslocamento, garantindo a necessidade básica e primordial do ser humano: o acesso à escola.

AKCESSIVEL

Buscando a excelência em cada projeto desenvolvido, guiado pela grande preocupação com espaços e edificações acessíveis, onde todas as pessoas, em especial aquelas com dificuldades de locomoção, possam utilizá-los com autonomia e eficiência respeitando a particularidade de cada um, Akcessivel é uma “empresa voltada para projetos e consultoria de acessibilidade e aprovações legais junto a prefeituras e Corpo de Bombeiros”, diz Maristela Davanço Giannini, sócia-diretora.

A empresa realiza, dentre os principais diferenciais apontados por Maristela, a qualidade e eficiência dos levantamentos locais; relatórios entregues ao cliente onde consta o mapeamento minucioso do local, com mínimos desníveis e indicações de adaptações conforme normativas; visando o melhor atendimento à pessoa com deficiência, com o olhar atento ao melhor custo benefício ao cliente, realizando projetos de sinalização tátil, visual e sonora do local, atentos às normas de segurança e rotas de deslocamentos seguros de fuga para pessoas com deficiência física, visual ou auditiva.

“Fazemos projetos de reformas e acessibilidade, consultoria técnica, acompanhamento das obras, indicação de engenheiros parceiros especializados em obras de acessibilidade. Realizamos também as aprovações legais de acessibilidade junto ao SEGUR (Órgão da Prefeitura), acompanhamento do processo à CPA (Comissão Técnica de Acessibilidade para Obtenção do Certificado de Acessibilidade), abertura de processo para obtenção da licença de funcionamento onde é exigido o certificado de acessibilidade”, ressalta Maristela. Akcessivel fideliza o cliente com bom atendimento técnico, transparência nos processos legais, qualidade no material de levantamento e nos projetos de reforma com melhor custo benefício.

Fale com Akcessivel:
www.akcessivel.com.br

ELIANA TREVISAN

Trabalhando desde 2007 em diversos escritórios com projetos arquitetônicos direcionados a acessibilidade, a arquiteta Eliana Trevisan fundou, em 2014, através de experiências adquiridas ao longo da vida profissional, a empresa Trevisan Projetos – com o objetivo de desenvolver projetos especificamente voltados para Acessibilidade e Paisagismo. A empresa já desenvolveu projetos de acessibilidade para condomínios residenciais, corporativos e institucionais.

“O diferencial da empresa é de sempre desenvolver projetos de acessibilidade, sejam adaptações ou novos projetos, que atendam as normas da NBR 9050/2015 contendo soluções viáveis e integradas com a edificação existente ou um novo empreendimento”, destaca a arquiteta proprietária. Os principais serviços prestados são: Projetos e Adaptações para Acessibilidade de acordo com a norma NBR 9050/2015; Assessoria Técnica em Acessibilidade; Projetos de Paisagismo; Execução de Projetos de Acessibilidade e Paisagismo através de parcerias com empresas especializadas.

“Como a empresa também trabalha com projeto de paisagismo, os projetos de acessibilidade são sempre desenvolvidos no intuito de haver uma integração com o novo empreendimento ou edificação existente. Realizamos orçamentos sem compromisso!”, afirma Eliana Trevisan.

Fale com Eliana Trevisan: