fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Brindes & Recordações

Matéria publicada na edição 46 | Março 2009 – ver na matéria online

Diversificação confere boas opções pedagógicas e promocionais às escolas.

Os kits promocionais que as escolas costumam oferecer aos alunos em épocas de matrícula ou eventos (como dia das mães, feiras culturais etc.) podem também desempenhar uma função pedagógica junto aos alunos e familiares. Diante, por exemplo, de uma caneca produzida em homenagem às mães, é possível trabalhar a autoestima e a criatividade dos estudantes, por meio de expressões artísticas próprias, impressas no produto. Também podem ser aplicados conceitos ligados à preservação ambiental, como a reciclagem, pois as empresas especializadas na área estão cada vez mais diversificadas e voltadas a atender às necessidades das escolas.

“Procuramos desenvolver produtos que tragam algum tipo de criação artística do aluno, pois isso dá muito mais prazer a ele”, afirma Sylmara Pattos Luongo Reis, gerente de vendas e sócia proprietária da Elo Brindes Ltda. “Ele tem plena realização de ver seu trabalho exposto”, prossegue Sylmara.

A Elo Brindes trabalha com um amplo portifólio de itens promocionais e escolares, e está no mercado desde 1995 com a proposta diferenciada de expor as criações dos alunos. “Fomos precursores nisso, começamos produzindo camisetas dentro desta concepção”, relata. “Não há forma mais clara de expor um pensamento e um sentimento que pelo desenho”, completa. Antes de abrir a empresa, Sylmara foi professora do Ensino Fundamental I durante 12 anos.

Com o crescimento da empresa, a Elo Brindes tornou-se única no know-how de gravação das imagens em itens como porta CDs e calculadoras. “Temos exclusividade no uso de algumas ferramentas para gravação e adaptação do desenho, fomos precursores de muitas técnicas dominadas hoje pelo mercado”, diz. Além da tradicional camiseta, a empresa oferece possibilidades de fixação de imagens em relógios de parede, canetas, canecas, chaveiros, bottons, aventais, squeezes, etc.

As oportunidades de interação do aluno envolvem ainda outros tipos de produtos, como os protetores solares para automóveis. “Neste tipo de peça, ao lado da logomarca da escola, deixamos um espaço em branco para o estudante desenhar”, observa. “O resultado para a instituição é muito bom, porque além da fixação da idéia ou do evento que está promovendo, ela ganha essa participação.”

Em 2009, a Elo Brindes está lançando produtos ecológicos, principalmente aqueles derivados das embalagens plásticas PET. “A novidade é o material reciclado (PET, papel e raspas de madeira), que utilizaremos em camisetas, sacolas, agendas, blocos de anotações, canetas e outros”, anuncia Sylmara.

Know-how em confecçãoNo mercado de brindes e produtos promocionais, as empresas estabelecem diferenciais bem nítidos, proporcionando muitas opções às escolas. No caso da Ori Oba, o foco adotado é o da confecção própria de uma série de itens, como sacolas, mochilas, bolsas esportivas, térmicas, pochetes, necessáire, bonés, estojos, lancheiras, etc. “O know-how é essencial em tudo”, defende Mário Alves de Oliveira, que criou a empresa em 1987 em parceria com a mãe.  São mais de 20 anos de experiência com modelagem e costura,  em uma linha de produção que envolve toda a família e atende a grandes clientes, como universidades e o mundo corporativo.

Entre as escolas, a empresa está atuando desde 2004 e apresenta como principal chamariz uma peça promocional a R$ 1 a unidade (um estojo). “Com este tipo de produto, a instituição atinge diretamente seu público”, observa, destacando que o brinde torna-se uma propaganda barata se comparada a outros tipos de mídia. “É uma comunicação direta, que chama mais a atenção.” Com tamanha experiência em confecção própria, especialmente de sacolas, mochilas e necessáire, a Ori Oba está ampliando sua penetração geográfica, expandindo os limites do mercado para além de São Paulo. “Este é um mercado seguro, de baixo risco”, pondera Mário Alves, otimista com os novos passos da empresa, a qual carrega em seu nome a simbologia da liderança. Ori Oba, no idioma ioruba, falado na Nigéria, significa “cabeça de rei”.

Itens exclusivamente ecológicosOutra vertente muito valorizada pelas escolas é o tema da preservação. A Eco Side trabalha nesta linha desde sua criação, em 2005. A empresa desenvolve produtos apenas com materiais reciclados, afirma o diretor comercial Sérgio Luiz Gallo. “O nosso forte é a linha de papelaria, que foi criada para produzir cadernos, blocos, agendas e pastas, sempre com material reciclado”, diz. Mas atento às opções de reaproveitamento de outros tipos de embalagens, a Eco Side acabou desenvolvendo produtos à base de fio PET (camisetas e sacolas), de caixas de leite longa vida e tubo de pasta de dente (canetas, réguas, capas de caderno e agenda, etc.), além de MDF, uma espécie de compensado de madeira feito com serragem prensada e resina (caixas de baralho, portas CD, sacola, etc.).

Atualmente, a linha de papel responde por até 60% de sua produção, seguida pela têxtil (30%), afirma o diretor. A Eco Side possui equipe própria para criar o conceito e o layout do produto. Junto às escolas, a empresa atua com produtos personalizados, como no caso das agendas, fabricadas conforme cada etapa de desenvolvimento do ciclo escolar. Entretanto a sua grande novidade é o projeto educativo Salada de Papel. Em uma folha fabricada com a fibra da cana-de-açúcar, são adicionadas sementes diversas (de rúcula, cebolinha e flores, por exemplo).

O kit comercializado pela empresa inclui, além da folha de papel com as sementes, um vaso de plástico reciclado, uma porção de terra vegetal e outra de argila expandida, além de um blister com instruções. Esta é uma maneira, segundo Sérgio Luiz, de proporcionar o contato das crianças com produtos reciclados, de forma não apenas a criar uma consciência ambiental, mas de conseguir reverter isso em atitudes concretas. O diretor comercial observa que os estudantes têm hoje muita informação sobre a problemática ambiental, “mas não levaram ainda, efetivamente, a ação de preservar para dentro de casa”.

Dentro desta linha, a Eco Side está oferecendo ainda para as escolas um programa de palestras com o enfoque ambiental. São três séries – “Reciclar é Preciso”, “Nascentes Vivas” e “Do berço ao Berço” – as quais repassam por temas como coleta seletiva, lixo, consumo, mananciais, reflorestamento, corredores ecológicos e o efeito da ação humana sobre o meio ambiente. A empresa é portadora de um selo ambiental  concedido em 2008 pela Câmara Municipal de Guarulhos, em reconhecimento pelo seu trabalho com brindes e produtos promocionais à base de materiais reciclados.

Opções na área digital –  A produção de  foto-imagem, atualmente com tecnologia digital, representa outro ramo de produtos promocionais com bastante inserção entre as escolas. Na verdade, Keller Damaso, sócio-proprietário da Mago das Imagens, prefere dizer que o segmento trabalha com recordações. “A fotografia traz emoção e proporciona um momento de afetividade entre os estudantes e os familiares”, observa. A empresa desenvolve uma grande diversidade de itens com a impressão de fotos ou desenhos produzidos pelos alunos.

A Mago das Imagens foi criada há 9 anos como empresa exclusiva de foto-imagem.  Depois, entrou no segmento escolar no intuito de oferecer um atendimento personalizado ao seu público, “com profissionais preparados, que saibam lidar com as crianças”, destaca. Sobre uma carteira variada de produtos, feitos à base de plástico, tecido ou vidro, a empresa procura conceber produtos que atendam aos mais diferentes tipos de eventos escolares, como as datas comemorativas.

Com muita criatividade, a empresa chega a oferecer almofadas, fronhas e quebra-cabeças com as fotos estampadas. “Mas as canecas de porcelana e as camisetas são os campeões de venda”, diz Keller, anunciando que neste ano está com novas opções. O empresário refere-se às sacolas ecológicas (eco-bags), aos chinelos, pantufas e cristais decorativos que serão oferecidos para o dia das mães com as imagens personalizadas. No caso das eco-bags, a Mago das Imagens pegou carona na onda ecológica e propõe que as mães as utilizem em substituição às sacolas plásticas dos supermercados. Segundo Keller, os pedidos podem ser feitos via internet, através do portal da empresa.

Da cobertura fotográfica à recordação com tecnologia digital – Também a School Memory apresenta forte atuação no ramo de recordação escolar. A empresa foi pioneira na  produção de peças fotográficas com imagens em destaque do aluno, acompanhado por fotos menores dos colegas de classe (produto conhecido como photocomposite). Álvaro Eloy Gonçalves, sócio proprietário e fotógrafo formado e especializado nos Estados Unidos, afirma que a empresa iniciou suas atividades por meio do registro de eventos escolares, principalmente formaturas. No entanto, com a expansão do mercado e as inovações tecnológicas, a School Memory pôde desenvolver muitos outros itens, que envolvem desde seus três principais kits (em photocomposite) até capas de cadernos, cartões, canecas, calendários, chaveiros, pratos, etc.

A empresa nasceu no Interior do Paraná, em Cornélio Procópio, mas o pioneirismo e a expansão de seus serviços a levaram a abrir uma central em São Paulo. Recentemente, a School Memory lançou-se no e-commerce. Por meio de seu portal na internet, a empresa entra em linha direta com os pais dos alunos, permitindo a eles escolher e adquirir o produto de seu interesse. No entanto, este relacionamento é acompanhado pelo envio de três pequenas provas das imagens para que cada um possa visualizar no papel a imagem que será impressa na recordação. O carro-chefe da empresa está no Pacote Plus, composto por três kits de photocomposite, e que oferece desconto de 20% para compras feitas até 10 dias depois do recebimento das provas.

Em 2009, a empresa está oferecendo três grandes novidades neste segmento: a produção de fotos-livros impressos em papel off-set com fotos de formaturas;  de um “year book” contendo o registro dos melhores momentos vividos pelo estudante ao longo do ano que antecede a formatura; e de uma mídia digital (CD-ROM), também com uma seleção bem diversificada de imagens. Segundo Álvaro Eloy, os pais poderão selecionar esses registros. Para a produção do “year book” e do CD, a School Memory terá um fotógrafo acompanhando os principais eventos escolares, conforme uma programação estabelecida em conjunto com a instituição.

Segundo Álvaro Eloy, esta é mais uma parceria que beneficia a escola, “pois a School Memory oferece brindes úteis e indispensáveis na rotina escolar, tendo como grande novidade, neste ano, a impressão do ‘year book’ (anuário) para a instituição”. “A empresa irá oferecer apoio técnico e logístico e um produto final de primeira qualidade, incluindo capa dura e belíssimo acabamento interno.”

Serviço:

Confecções e Brindes ORI OBA
11- 5615 2254 / 5612 2218
[email protected]
www.orioba.com.br

Eco Side Produtos e Serviços Corporativos
11- 3535-3524
[email protected]
www.ecoside.com.br

Elo Brindes
11- 2949-9387
[email protected]
www.elobrindes.com.br

Mago das Imagens
11-3297-3000
[email protected]
www.magodasimagens.com.br

 

School Memory

11- 3129-4201

[email protected]

www.schoolmemory.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados