fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Equipamentos e Produtos de Limpeza

Matéria publicada na edição 32 | Outubro 2007 – ver edição online 

Dos equipamentos e produtos químicos passando pelos acessórios, profissionalização é palavra-chave quando se trata da limpeza das instituições de ensino.

Manter as instalações sempre limpas é item essencial para qualquer escola, seja qual for a faixa etária atendida e o tamanho da instituição. Para alcançar resultados positivos, é fundamental que os funcionários da limpeza façam uso de equipamentos e produtos de uso profissional.

“A limpeza de escolas exige cuidados especiais com pisos e desinfecção de banheiros e cozinhas. Por isso, é necessário o uso de produtos da área institucional”, esclarece Celso Silva, gerente de vendas da Comercial Tié. Celso esclarece que os produtos institucionais, por serem diluíveis, têm melhor rendimento e se tornam mais econômicos do que os produtos de uso doméstico. A Tié é especializada na venda de produtos de limpeza e equipamentos, como enceradeiras, mops, carros funcionais e lavadoras de alta pressão, além de tapetes de fibra de nylon, personalizados de acordo com o pedido da escola. A empresa também tem condições de enviar técnicos, da própria Tié ou de fabricantes parceiros, para orientar o cliente quanto ao uso de um produto. “Posso indicar o próprio fabricante a fazer um tratamento de piso ou uma desinfecção mais específica. Para a escola, conta muito a qualidade do serviço que prestamos”, acredita.

Já a Bralimpia, fabricante de acessórios para limpeza, como baldes espremedores, carros funcionais, mops e kits para limpeza de vidros, oferece programas de treinamento direcionados à necessidade do cliente. “A cultura da limpeza no Brasil ainda está atrasada. Por isso, para obter um melhor desempenho dos nossos equipamentos, se o cliente está em São Paulo ou na Grande São Paulo, temos como enviar um supervisor ao local para que a equipe de limpeza utilize os produtos com perfeição”, esclarece Marcelo Bosso, gerente de vendas da Bralimpia. A empresa também fornece um catálogo com manual de uso dos produtos e instruções passo a passo de como deve ser feita a limpeza. O Serviço de Atendimento ao Cliente, segundo Marcelo, também está treinado para encaminhar ao setor responsável todas as dúvidas recebidas. “O setor de limpeza tem evoluído muito rapidamente. As tecnologias vêm para facilitar e dar mais agilidade ao trabalho do funcionário”, comenta, completando que no lugar dos arcaicos rodos e panos de chão, que dificultam até mesmo a postura do funcionário, a escola deve buscar a profissionalização da limpeza, com equipamentos adequados.

Marcelo Pattiri Ponti, diretor comercial da Cat Mop, há 15 anos fabricante de produtos como balde espremedor, mops de microfibra e de algodão, os equipamentos profissionais são ergonomicamente corretos. “Com eles, o limpador trabalha em pé. Com o mop e o balde espremedor, ele não se abaixa para torcer o pano”, sustenta. A Cat Mop fabrica cabos em alumínio. No mop água, a armação que segura a cabeleira é de plástico, e no mop pó, de metal. O mop água é fabricado em dois pesos: 350 e 450 gramas, para diferentes rendimentos. O mop pó é disponível em quatro medidas: 45, 60, 80 e 120 centímetros. “O mop pó, fabricado em fio acrílico, causa eletrólise. O efeito eletrostático capta o pó do chão, sem levantar poeira, como acontece com a vassoura”, diz. O mop pó também conserva o tratamento impermeabilizante dado aos pisos, já que o uso constante da enceradeira desgasta mais rapidamente o filme plástico criado sobre o piso. A Cat Mop também distribui produtos químicos como higienizador de mãos, ceras, acabamentos acrílicos para pisos, removedores para ceras, desinfetantes, limpa-vidros e limpa-carpetes.

Fabricante de produtos para higiene institucional, a Jofel oferece principalmente produtos para cozinhas e banheiros. São dispensers, como toalheiros, saboneteiras e porta-rolo, além de lixeiras, secadores de mão e odorizadores de ambientes. A empresa fabrica também descartáveis (papel toalha, papel multiuso e papel higiênico). O conceito da Jofel, empresa espanhola há 10 anos em atividade no Brasil, é oferecer produtos de qualidade que tragam ao cliente a melhor relação custo-benefício. “Os nossos dispensers são fabricados com plásticos ABS ou policarbonato, que garantem maior durabilidade e resistência a impactos”, esclarece Valery Kuwabara, responsável pela área de marketing da empresa. A Jofel dispõe de toalheiros de diversos modelos: para papel toalha interfolhado de 2 ou 3 dobras, para papel toalha em bobina ou em mecha. O modelo mais indicado para o segmento de escolas, segundo Valery, é o toalheiro de alavanca, com capacidade para bobina até 200 metros e que possui um sistema que dosa a saída do papel, gerando economia para o estabelecimento e diminuindo o tempo de reposição do produto. A Jofel adota o mesmo conceito de qualidade para a linha de papéis, fabricada com 100% celulose virgem provinda de áreas de reflorestamento, que garante maior absorção, maciez e resistência ao produto. “Nossos papéis possuem laudos de análise microbiológica e teste de irritabilidade, que garantem maior segurança e saúde aos usuários”, explica.

Em relação a produtos químicos, há empresas com opções na linha biodegradável. A indicação da John System, há 11 anos no mercado de limpeza, oferecendo inclusive orientação técnica quanto ao uso dos produtos, é o Bio 130 da Biozyme. O detergente desengraxante é altamente concentrado e formulado com matérias-primas vegetais de fontes renováveis, sem derivados de petróleo. “Além de limpar vários tipos de superfícies e sujidades, ele preserva o meio ambiente e oferece segurança para o usuário”, esclarece Alberto Luciano Guerra da Silva, proprietário da John System. O produto é indicado para banheiros, cozinhas, pisos em geral, azulejos, laqueados, fórmicas, esmaltados e tem grande rendimento. Alberto frisa que o uso de produtos institucionais não requer técnicas especiais de aplicação. “Embora sejam produtos específicos não exigem preparo especial. São muito fáceis de usar, porém com resultado superior aos produtos domésticos”, constata. A empresa oferece também uma linha completa de produtos para recuperação de pisos (como ardósia, granilite, paviflex e madeira), além de produtos para pisos nobres (porcelanato, mármore e granito polido), que recuperam o brilho, limpando sem agredir o piso.

Mas não bastam produtos químicos adequados para garantir uma boa limpeza. Há equipamentos essenciais, como as lavadoras de alta pressão. Francisco Faias, gerente de vendas da Serdel, indica para escolas as lavadoras profissionais. Francisco recomenda o modelo L1600 TST da Wap, que suporta 10 horas de uso contínuo. A máquina tem controle no revólver, ou seja, o operador pode desligar o jato e o motor no próprio revólver se precisar interromper a lavagem. “Enquanto a mangueira gasta 1500 litros de água por hora, a lavadora consome 600 litros de água por hora, trabalhando com cinco vezes mais pressão. A economia de água é enorme”, garante. A Serdel dispõe de show-room e de produtos para pronta-entrega e também revende enceradeiras para conservação de pisos, lixeiras, inclusive para coleta seletiva, e tapetes de fibra de vinil. Segundo Francisco, os tapetes são antiderrapantes e antichama e podem ser personalizados com o logotipo da escola. Para manter o tapete limpo, basta bate-lo todos os dias, evitando que o atrito dos pés com a sujeira estrague a trama.

Também a Ligação atende as necessidades das escolas em relação à limpeza. Segundo Luís Fernando Rosa, diretor da empresa, a lista de ofertas é grande: há enceradeiras, mangueiras, carros funcionais em vários tamanhos e modelos, mangueiras, rodos e vassouras. Entre as lavadoras de alta pressão, Luís indica o modelo HD-585 da Karcher, que possui um ano de garantia. Já a Florilix tem como grande atrativo os sacos de lixo. Conforme Evandro Romaioli, gerente administrativo da Florilix, a empresa mantém parceria com um fabricante do produto, garantindo preços atrativos. Há sacos pretos nos tamanhos 20, 40, 60, 100 ou 200 litros. Os modelos maiores estão disponíveis nas versões mais e menos reforçada, conforme o tipo de lixo. A empresa também trabalha com saco de lixo de matéria-prima virgem, sem odor e mais resistente. A Florilix ainda vende lixeiras e produtos de limpeza a granel, em galões de cinco litros ou bombonas de 20 litros.

Serviço:

Bralimpia
11-6525-0073
www.bralimpia.com.br | [email protected]

Cat Mop
11-3673-5729
www.catmop.com.br | [email protected]

Comercial Tié
11-6602-1900
www.tie.com.br | [email protected]

Florilix
11-6247-1363
www.florilix.com.br | [email protected]

Jofel
11-3334-2232
www.jofel.com.br | [email protected]

John System
11-3673-2593 | 3873-1899
www.johnsystem.com.br | [email protected]

Ligação
11-3209-5000
www.ligacao.com.br | [email protected]

Serdel
11-5677-5647
www.serdelcondominios.com.br | cotaçõ[email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados