fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Excursões, Estudos do Meio e Transportes

Matéria publicada na edição 34 |Janeiro 2008 –ver na edição online 

Romper os limites da sala de aula é uma excelente maneira de estimular a aprendizagem dos alunos, das mais diversas faixas  etárias. Há inúmeros roteiros para estudos do meio e excursões que contemplamos interesses e necessidades de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Uma opção em São Paulo é o parque O Mundo da Xuxa localizado no Shopping SP Market, na zona sul da cidade. O parque tem todos os cenários e atrações personalizados com a marca da apresentadora Xuxa Meneghel. Há mais de 18 atrações voltadas a todas as idades, como a Parede de Escalada com sete metros de altura, o Radical X, uma trilha de arvorismo onde o visitante enfrenta obstáculos como troncos de madeira, pontes, cordas,redes e tirolesa, e o Vale do Sol, atração na qual carrinhos levam os visitantes a um incrível passeio que termina com uma queda dentro de um rio.

Diariamente acontece a Parada dos Personagens, num show em que toda a turma canta e dança ao som dos maiores sucessos de Xuxa. Há outras atrações para os menores, como a Casa da Xuxinha e o Livro Era uma Vez, onde são apresentadas peças teatrais. A infra-estrutura do parque inclui desembarque em local coberto e com auxílio de monitores treinados, e lanche do McDonald ́s para as crianças e professores (os professores ainda podem optar por um almoço em um restaurante do Shopping SP Market). Os professores contam ainda com uma Sala VIP com café expresso, lanche, computadores e TV de plasma para um merecido descanso.

Se a opção da escola for por excursões ou estudos do meio, o ideal é contar com o apoio de uma empresa que organize toda a viagem. É o caso do CTE – Centro de Turismo e Excursões, especializada em viagens de cunho educacional. “Trabalhamos com atividades extra-classe, que não são apenas lazer, por mais que sejam divertidas. Montamos o roteiro em cima do que o educador precisa. Não vendemos apenas pacotes prontos. Nosso foco é no aluno”, explica David Carolla, proprietário da empresa.

Para orientar o trabalho do CTE, o professor preenche um questionário detalhando quais os objetivos pedagógicos pretendidos com a viagem, que disciplinas estão envolvidas, qual a faixa etária e o perfil dos alunos. Antes da excursão, a empresa visita a escola, explicando o plano da viagem aos pais e alunos. Além da questão pedagógica, a parte operacional (como transporte e alimentação) também é tratada com atenção. Entre os roteiros disponíveis, estão as Cidades Históricas, as cavernas do Petar e Santos (com direito a um roteiro histórico-interativo, onde atores retratam personagens históricos, como Brás Cubas, Padre Anchieta e José Bonifácio).

A MFK Turismo Estudantil tem como alvo as viagens de formatura e os acampamentos. A viagem de formatura para Santa Catarina é um dos destaques da empresa. Três monitores por ônibus acompanham os alunos 24 horas por dia, aplicando durante a viagem a metodologia da “disciplina de ação”, mantendo os jovens ocupados durante todo o tempo. Se a idéia da escola for programar um acampamento a MFK conta com estrutura própria em Parelheiros, a 10 km do autódromo de Interlagos, zona sul de SãoPaulo. É o Tagaste Eco Park, instalado num terreno totalmente plano de 150 mil metros quadrados, com lagos, campo de futebol oficial, duas piscinas, quadra poliesportiva e fazenda com animais. Há ainda brinquedos infláveis, arvorismo, parede de escalada e tirolesa. A área é uma reserva de proteção ambiental particular. “Os alunos podem passear dentro de uma reserva ambiental”, conta Michael Fetter Kirst, diretor da empresa. Biólogos estão implantando espécies nativas e fazendo um manejo das trilhas do local. Há 36 apartamentos disponíveis, mais instalações para motoristas e sala dos professores. O Tagaste dispõe de equipe de recreação própria.

Um roteiro diferente é a Pousada Rio Preto, localizada em São José do Rio Preto, a 444 km de São Paulo. O grande diferencial do local são as piscinas de águas minerais em diversas temperaturas, alcançando até 40º C. Há quatro piscinas, totalizando 5.200 metros quadrados. O hotel dispõe também de quadra, áreas para caminhadas, 30 amplos apartamentos e restaurante com comida caseira. Além disso, estão sendo plantadas na área 6477 árvores da Mata Atlântica. Segundo Joaquim Correia Lima, proprietário da Pousada, São José do Rio Preto é considerada a Califórnia brasileira. Concentra plantações de laranja,cana de açúcar e a agroindústria. “Estando na região, o professor pode trabalhar com seus alunos conceitos da Geoeconomia”, diz.

Um local onde as crianças podem entrar em contato com a natureza e ainda conhecer antigos meios de transporte. Assim é a Chácara Recanto Diegues, localizada em Conchal, cidade a 130 km de São Paulo. Logo na entrada da chácara está a locomotiva a vapor alemã, de 1919. As crianças ainda podem conhecer um avião de guerra modelo P16, um trólebus restaurado e em perfeitas condições, um carro de corrida modelo Fórmula 1 e até uma bela carruagem do Velho Oeste com cavalo e seus respectivos acessórios de época. Paulina Diegues e Mauro Diegues, proprietários da Chácara, contam que o local foi todo reflorestado, de maneira a ter pássaros, flores e frutos o ano todo. Assim, as crianças podem conhecer árvores frutíferas das mais exóticas, como abio, abricó, cajá manga, jambolão, fruta do conde, nozes, entre outras. A Chácara tem um lago para a prática da pesca ecológica. Um circuito de arvorismo culmina com a tirolesa no lago. O espaço dispõe também de piscina aquecida, campo de futebol gramado, quadra poliesportiva e mirante. Todos os pontos possuem água mineral e há monitores treinados que recepcionam e entretêm as crianças durante toda a estadia.

Transporte: fundamental para a qualidade do passeio

A qualidade do transporte é fator primordial para o sucesso de um passeio. Ana Claudia Luiz, diretora comercial da Play Bus, empresa de transporte especializada em fretamentos e excursões escolares, há 15 anos no mercado, afirma que um dos grandes diferenciais da Play Bus é o fato de seus motoristas conhecerem os principais destinos das escolas e as melhores rotas de acesso. Ana Claudia frisa que a empresa possui credenciamento nas agências reguladoras, como SPTrans, Artesp, EMTU e ANTT. A PlayBus possui uma frota com 38 ônibus turismo e três microônibus. Todos passam por vistoria anual dos órgãos competentes.

A Paluana Transportes tem uma frota de 32 veículos, entre microônibus executivo e ônibus executivo com ar condicionado, todos fabricados a partir do ano 2000. Os motoristas da empresa passam por treinamento semestral.“Prezamos muito a apresentação do motorista. Não é permitido dobrar a manga da camisa. O ônibus também precisa estar limpo e apresentável”, esclarece Luís Fernando A. Miguel, diretor operacional da Paluana. Todos os veículos operam com seguro, com a cobertura exigida pela ANTT.

Saiba mais

CTE – Centro de Turismo e Excursões
11-3667-8433
[email protected]
www.centrodeturismo.com.br

Chácara Recanto Diegues
19-3866-3395
www.recantodiegues.com.br

MFK Turismo Estudantil
11-3207-6901
[email protected]
www.tagaste.com.br
www.mfkturismo.com.br

O Mundo da Xuxa
11-5541-2560
[email protected]
www.omundodaxuxa.com.br

Paluana Transportes
11-3611-0055
[email protected]
www.paluana.com.br

Play Bus
11-6198-3344
www.playbus.com.br

Pousada Rio Preto
11-3107-3501
www.pousadariopreto.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados