Fique de Olho — Gráficas

Matéria publicada na edição 33 | Novembro-Dezembro 2007 – ver edição online

Gráficas especializadas no segmento escolar oferecem variedade e produtos personalizados de acordo com as necessidades da escola.

Agendas, apostilas, folders, pastas, diários de classe. É imensa a lista de materiais de divulgação e impressos que podem ser fornecidos pelas gráficas às escolas. Todos os produtos precisam ter visual agradável e boa impressão. Por isso, a escola deve pesquisar com atenção a gráfica que irá prestar esse tipo de serviço.

As agendas personalizadas com o logotipo da instituição escolar estão entre os itens mais pedidos. Douglas de Souza Fernandes, diretor de marketing da Gráfica Escolar, conta que tem incrementado os modelos de agendas que produz. “Ampliamos bastante o leque de agendas e nos aprimoramos, já que as escolas não querem conteúdos padronizados. Em agendas infantis é possível incluir dados como remédios que o aluno deve tomar e como foi seu comportamento no dia. Os dados do conteúdo diário são diferentes de uma escola para outra”, explica.  A empresa desenvolve a arte da capa e do interior da agenda. Além das agendas, a Escolar desenvolve cadernos, diários de classe e todo material promocional para escolas.

Também na Gráfica e Editora Calex personalização é importante quando se trata de desenvolver produtos gráficos para escolas. “Trabalhamos para atender o cliente conforme suas necessidades. Podemos fazer projetos exclusivos e desenvolver a agenda de acordo com o pedido da escola”, diz Alex Cruañez, sócio da empresa.  Em relação à capa, é possível produzi-la com impressão off-set com plastificação ou em polipropileno com aplicação de silk-screen, por exemplo. Já o acabamento costuma ser costurado ou em wire-o (espiral duplo). Quanto aos acessórios, as agendas podem receber marcadores de páginas e envelopes plásticos. Até mesmo os diários de classe produzidos pela Calex podem ser impressos com o logotipo do colégio. A empresa, que atua há 10 anos, ainda imprime folders, material promocional, livros e apostilas.

A S Pimenta Gráfica há sete anos desenvolve agendas personalizadas para escolas. “Criamos miolos coloridos especialmente para berçários e escolas de Educação Infantil”, conta Sérgio de Castro Pimenta, diretor da gráfica. Sérgio completa que o trabalho foi sendo aprimorado ao longo do tempo e tem agradado às escolas. O miolo é impresso em 4 cores e a capa tem impressão fotográfica, segundo Sérgio garantindo uma foto mais nítida do que na impressão off-set. A S Pimenta atende até mesmo pequenos pedidos de agendas, e cria também, se necessário, o logotipo da escola. Para pedidos acima de 100 agendas, a gráfica dá de brinde um pôster no formato 50 x 60 centímetros. Folders, folhetos, diplomas, apostilas e cadernos personalizados são outros dos produtos oferecidos pela empresa. Associada à Forp Produções, a empresa também realiza filmagens e fotos de formaturas.

Fundada em 1976 por quatro diretores de escolas, a Taip Gráfica trabalha focada para atender o segmento escolar. “Estamos voltados para a educação, fornecendo material impresso para toda a parte burocrática da escola, como diários de classe, boletins, comunicados, carteirinhas, fichas cadastrais de alunos, tanto para escolas públicas como particulares”, informa Perci Eduardo Paduan Senatore, diretor da Taip. A gráfica também imprime cadernos de capa dura, agendas, folders, materiais promocionais e revistas para escolas. “Percebemos outra necessidade das escolas e fornecemos ainda material de papelaria e de limpeza”, completa.

Também a Fabricolor Gráfica e Editora oferece especialização no segmento escolar. Miriam Paschoal Guerreiro, diretora da empresa, explica que o objetivo é fornecer algo a mais para os clientes. “Oferecer qualidade é obrigação, porque o mercado é muito competitivo”, esclarece. Entre os produtos diferenciados da Fabricolor estão os diplomas com itens de segurança, essenciais para evitar falsificações. “A falsificação de diplomas preocupava as universidades. Então, pesquisamos soluções para os clientes”, diz, completando que todos os processos de produção de diplomas acontecem na própria Fabricolor. A empresa também dispõe de diversos acabamentos para as agendas, por exemplo laminação fosca, verniz UV ou capa dura. “Trabalhamos de acordo com a disponibilidade financeira do cliente”, sustenta. A Fabricolor desenvolve calendários e diversos materiais promocionais e de papelaria. “A satisfação do cliente é o mais importante para nós”, complementa.

A HR Gráfica produz agendas, apostilas, cadernos, diários de classe e brindes personalizados para escolas e universidades, além de imprimir livros didáticos para o Ensino Fundamental, Médio e Superior para as grandes editoras. “Meu pai, José Carlos Pinto, juntou a experiência adquirida durante mais de 20 anos à frente da Binhos Fotolitos com a coragem de empreender, e em 2003 fundou a HR”, diz Gustavo Guimarães Pinto, diretor-presidente da empresa. Segundo Gustavo, em 2006 a HR fez a primeira importante ampliação do seu parque gráfico, adquirindo equipamentos de ponta, passando a atender novos mercados e clientes, entre eles o segmento escolar. “Hoje o nosso parque gráfico está apto a atender clientes em todo território nacional e no Exterior, com preços competitivos e excelência em qualidade gráfica”, diz.

Serviço:

Fabricolor Gráfica e Editora