fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Informática

Matéria publicada na edição 51 | Setembro 2009 – ver na edição online

Hardwares, softwares e sistemas de gestão acadêmico-financeiro.

Por Rosali Figueiredo

 

Facilitar a gestão da vida escolar, além de incrementar a infraestrutura administrativa, os laboratórios e demais serviços oferecidos aos alunos representa a principal bandeira das empresas que comercializam produtos de informática, incluindo máquinas, redes, equipamentos de segurança, suprimentos e sistemas integrados. “O complexo trâmite da infância para a vida adulta passa necessariamente pela educação. Fazer parte desta majestosa dinâmica que envolve tantas pessoas, projetos e instituições é uma grande responsabilidade e honra. O software para administração escolar é mais que um programa, é a aposta de que pela educação faremos a diferença e jamais desistiremos do futuro”, defende Fabiana Maria Cavalcanti Taurino, gestora e consultora administrativa da Fanny’s Informática.

Estabelecida há 15 anos no mercado, a Fanny’s desenvolveu o software Acadesc, que “teve sua primeira versão no famoso ambiente MS-DOS”.  Dividido entre os módulos secretaria e tesouraria, ele “possibilita o controle do colégio de forma integrada e completa”. Segundo Fabiana, o limite de usuários varia de acordo com a estrutura da rede e seus controles de acessos são configurados pelo próprio colaborador. “O módulo de secretaria detém uma das mais completas fichas de cadastro de alunos, emite boletins escolares e históricos, imprime atas e vários relatórios de controles de estatística e de notas. Já o módulo de tesouraria disponibiliza diversos controles financeiros como a emissão de boletos bancários e sua devida baixa no plano de pagamento, cadastro de fornecedores, contas a pagar, cartas de cobrança, listagens de inadimplentes e adimplentes, entre outros.”

Fabiana destaca que o sistema apresenta facilidade de manuseio, além de um custo acessível, porque pode ser adaptado de escolas pequenas a grandes. A empresa oferece ainda o LibWin, software de bibliotecas, com gerenciamento de cadastros, de empréstimos, controle de acesso, listagem por assuntos, etc.  A Fanny’s realiza o acompanhamento de cada sistema, observa Fabiana,  por meio dos “serviços de suporte ao produto”. O diferencial da empresa, acrescenta, reside justamente em sua equipe qualificada na área tecnológica, educacional e de gestão de pessoas.

Também configurado para diferentes aplicações, o SisAlu representa outra boa opção de sistema integrado. “Ele é composto por vários módulos, entre eles, acadêmico, financeiro, contas a pagar, vendas, biometria, estoque, tutorweb e biblioteca, integrados num único aplicativo”, observa Marcos Leandro Pereda, diretor da SisAlu, que desenvolveu os aplicativos. Há dez anos no mercado, a empresa trabalha exclusivamente com escolas, que podem escolher os serviços que mais atendem às suas necessidades. “Este know how é repassado para a nossa ferramenta, oferecendo um sistema sempre atualizado e flexível nos relatórios”. Por exemplo, cita Pereda, “na configuração do esquema de notas, podem ser utilizadas quantas forem necessárias, assim como as fórmulas que serão empregadas para o cálculo das médias”.

Pereda destaca que o módulo tutorweb permite às instituições criar em suas páginas de internet uma área restrita para facilitar a comunicação com os alunos. Mas as grandes novidades do SisAlu neste ano são o módulo de biometria, que faz o controle de acesso através da leitura da digital dos alunos, e de vendas, que inclui o gerenciamento de cantina da escola e estoque. A empresa está ainda incrementando o tutorweb, de forma a que os alunos possam acompanhar sua situação financeira. Pereda ressalta que a empresa oferece contratos com suporte ilimitado, configuração dos relatórios conforme a demanda da escola e “a inclusão de novas funcionalidades ao sistema”.

Outra possibilidade oferecida pelo mercado é a utilização de sistemas online, como o MAA, desenvolvido pela MA&A Dataware. Criada há dez anos por Adriana Aparecida Gonçalves de Lima, a empresa desenvolveu um pacote integrando as demandas pedagógicas, administrativas e financeiras e permitindo o seu monitoramento pela internet. “O banco de dados fica hospedado em nosso servidor e o cliente consegue acessá-lo de qualquer lugar”, explica Samara Spina, gerente comercial e administrativa. A empresa possui duas unidades data center, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, “com alta estrutura de segurança, tecnologia de ponta e ambiente controlado”.

Entre os serviços oferecidos, encontram-se “controle administrativo e financeiro com senhas de acesso, notas fiscais online e baixas automáticas, sala de professores (lançamento de notas, boletim, relatórios de aproveitamento, planejamento escolar,  etc.), controle de biblioteca e desenvolvimento de site e hospedagem sem custo adicional”. O sistema permite ainda a impressão da 2ª via de boletos e a expedição de comunicados, boletim e demais informações sobre o desempenho do aluno, “que os pais  conseguem verificar pelo site da escola”.

O casamento entre o sistema de gestão e recursos de tecnologia da informação foi o grande nicho que a Advice System encontrou para atuar junto às escolas. Há cinco anos a empresa começou a desenvolver o Advice POS, ferramenta integrada que apresenta recursos para gerenciar atividades estratégicas (planejamento e políticas), táticas (controle e sinalização de resultados) e operacional. Paralelamente, a empresa atua com  redes, sua segurança e toda a infraestrutura necessária (cabeamentos, parte elétrica,  etc.), plataformas (como o Windows e o Linux), banco de dados, segurança física do ambiente escolar, como o controle de acesso biométrico, telefonia, entre outros.

Segundo o diretor Nilton Teixeira, a conjugação desses recursos possibilita às escolas desenvolver a “simulação de cenários estratégicos para tomada de decisão, a flexibilidade e abrangência na área acadêmica e administrativa e a centralização das informações com auditoria dos dados”. Teixeira destaca que o principal diferencial da Advice está na “orientação a processos, abrangendo níveis estratégico, tático e operacional, e implantação garantida através de metodologia exclusiva”. A empresa incorporou neste segmento a experiência da Meira Fernandes, uma das pioneiras em consultoria e assessoria à gestão dos estabelecimentos de ensino privados.

Mantendo seu foco estritamente em produtos e instalações, a Clatech iniciou suas atividades há sete anos. Segundo o empresário Cláudio Camilo, são prestados serviços em tecnologia e manutenção predial em geral. “Em tecnologia, fornecemos apoio multimídia, instalações e manutenção de informática e de equipamentos eletrônicos e implantamos os mais modernos recursos para dinamização de aulas.”

Claudio Camilo diz que a empresa surgiu de sua experiência profissional anterior. “Trabalhei por 15 anos em uma escola em São Paulo e lidava com as contratações dos serviços e com todas as dificuldades inerentes a estes. Assim resolvi, com o próprio apoio desta escola, montar minha equipe.” A ideia era solucionar uma série de problemas cotidianos e apostar na tecnologia como item “indispensável para os dias atuais no setor  pedagógico”. Além de manter e treinar “uma equipe altamente experiente e qualificada”, Cláudio ressalta como diferencial da empresa o “atendimento personalizado para cada cliente, de acordo com suas necessidades e as diversidades presentes no mercado”.  Neste ano, a Clatech implantou um sistema para facilitar o acesso do professor à internet durante as atividades em sala de aula, tornando “o uso destes recursos o mais simples possível”.

Na Multisupri Informática, empresa com 15 anos de mercado, o carro-chefe é a venda de computadores, projetores, telas e monitores, nobreaks, estações de trabalho e agora, novidade em 2009, câmeras de CFTV. Outra inovação foi dada pela comercialização de um software que realiza backup automático das informações armazenadas nos computadores das escolas. A empresária Helena Aparecida Cerqueira Ângela destaca que a Multisupri  atua com venda, instalação e manutenção. É o caso, por exemplo, das salas de informática, em que faz desde o preparo da sua infraestrutura,  como o cabeamento, até instalação dos softwares e treinamento dos profissionais que irão operar os equipamentos e aplicativos.

Helena acrescenta que outra vantagem da empresa é a flexibilidade no pagamento, que pode ser feito em até 48 vezes pelo cartão do BNDES ou em dez vezes por outra bandeira. A Multisupri atende a todo País e oferece instalações gratuitas na cidade de São Paulo.

BOX

Materiais Didáticos e Sistemas de Ensino

Além dos produtos e da infraestrutura que garantem o pleno funcionamento da vida escolar, as instituições  devem cuidar do suporte de ensino oferecido aos estudantes. Pensando nisso, o IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino) surgiu há dez anos em Curitiba, expandiu-se para todo País e hoje tem no SAE (Sistema de Apoio ao Ensino) um de seus carros-chefe. “É um sistema de ensino completo, voltado ao Ensino Fundamental e Médio”, afirma Fernando Andrukiu, supervisor de marketing da empresa. Mas Fernando destaca também o “Arrase no Enem”, um curso preparatório “desenvolvido e adaptado para a nova formatação do Exame Nacional do Ensino Médio”, além da “videolivraria, um portal de venda de conteúdos educacionais, a primeira e única do mundo neste formato”.

O sistema do IESDE é baseado no tripé livros, videoaulas e ambiente virtual de aprendizagem. Esse é o grande diferencial da empresa, ressalta Fernando, lembrando que “as videoaulas ilustram e fazem as conexões com os conteúdos que, associados aos trabalhos propostos pela escola, podem propiciar momentos agradáveis de aprendizagem, além de possibilitar diferentes formas de abordagem”. O SAE conta ainda com um portal de apoio para as escolas, educadores, pais e alunos. O material é desenvolvido por uma equipe própria de cerca de 300 profissionais, entre pedagogos, professores, atores, diretores de cena, diagramadores, cenógrafos, etc. No total, o IESDE conta com  700 colaboradores e uma infraestrutura composta por gráfica, editora, 12 ilhas de edição, quatro estúdios de gravação e dois estúdios de áudio.

Serviço:

ADVICE SYSTEM

11 – 2172-5933

www.advicesystem.com.br

[email protected]

 

CLATECH

11 – 3907-2811

www.clatech.com.br

[email protected]

FANNY’S INFORMÁTICA

11 – 5012-0422

www.fannys.com.br

[email protected]

IESDE – INTELIGÊNCIA EDUCACIONAL E SISTEMAS DE ENSINO

11- 2178-1254

http://www.iesde.com.br

MA&A DATAWARE

11 – 2098-4044

0800 704 8668

www.maa.com.br

[email protected]

 

MULTISUPRI

11 – 5679-7496

www.multisupriinformatica.com.br

[email protected]

SISALU

11 – 5072-9737

www.sisalu.com.br

[email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados