Fique de Olho – Laboratório

Matéria publicada na edição 17 | junho 2006 – ver na edição online

Espaços essenciais para a aprendizagem

Investir na montagem de laboratórios é possível. Destine um espaço da escola para o laboratório, escolha a empresa certa e mãos à obra!

Os laboratórios de biologia, física e química são ferramentas pedagógicas essenciais e estão cada vez mais acessíveis para as escolas. Na opinião de Mirtes Andrade, sócia de Catarina Andrade na Andrade’s, empresa especializada em montagem e equipamentos para laboratórios, algumas escolas ainda têm a impressão errônea que ter um laboratório na escola significa um investimento astronômico. “Muitos se surpreendem. O custo é muito viável. O mais comum é montarmos salas com cinco a seis bancadas para cinco alunos cada bancada”, afirma. A Andrade´s disponibiliza técnicos para visitar as escolas, sem custo, para analisar o que será necessário para a montagem ou reforma do laboratório e depois apresentar um orçamento. Na montagem do laboratório são previstos balcões de trabalho, com instalações de água e gás. “O projeto depende do que a escola quer”, comenta.

Novos equipamentos também tornaram o investimento mais acessível. Segundo Mirtes, o microscópio trinocular com câmera, que possibilita a transmissão da imagem numa TV ou computador, evita que a escola compre um número muito grande de microscópios. A Andrade’s fornece lâminas preparadas, reagentes, vidrarias, entre outros equipamentos, inclusive mais de 200 modelos anatômicos. “Temos modelos humanos, de animais, dupla hélice de DNA e de células ampliadas. Eles possibilitam e facilitam o ensino de ciências”, diz. A empresa também faz manutenção de microscópios multimarcas.

A Analista é outra empresa especializada na comercialização de equipamentos e produtos químicos para laboratórios, como balanças, estufa, vidrarias, reagentes e modelos anatômicos importados (entre os modelos, estão o do coração, sistema digestório, sistema de movimento respiratório, torso e células). Segundo os proprietários, Alcione Lazarini e Vicente Catapano Junior, a empresa está no mercado há 19 anos e só não faz a montagem estrutural do laboratório.

Fundada em 1990, a ABC-LAB realiza projetos e fornece toda instrumentação, reagentes e acessórios necessários para criar ou ampliar a capacidade técnica dos laboratórios de escolas e universidades. Luiz Almeida, diretor da empresa, conta com uma equipe de vendas especializada e explica que os projetos incluem orientações sobre os instrumentos, bancadas com saídas de elétrica, gás, água e vácuo, observando critérios de segurança, como a possibilidade de desligar essas saídas para maior segurança dos alunos. “É comum sugerirmos armários com chave para guardar os produtos químicos agressivos e de uso controlado, armários com ventilação ou, em situações especiais, à prova de explosão ”, diz Luiz, completando que alguns reagentes precisam de refrigeração ou de proteção à luz.

O proprietário da ABC-LAB enumera alguns dos equipamentos considerados indispensáveis para laboratórios escolares: modelos anatômicos, reagentes analíticos, estufa, vidrarias em geral, chuveiros com lava-olhos de emergência e microscópio com monitor (permite a transmissão da imagem para uma tela, eliminando a necessidade de um microscópio por aluno e facilitando na didática da aula). Luiz cita também que o microscópio pode ser acoplado a uma câmera de vídeo ou fotografia, auxiliando o educador na preparação de aulas mais específicas.

ABC-LAB Produtos e Equipamentos para Laboratórios
11-4368-7822